De acordo com a Secretaria de Saúde, durante a Vacinação Volante, mais de 300 pessoas foram imunizadas contra a Influenza – vírus da gripe. Este resultado é referente aos seis dias de ações nas comunidades da zona urbana e rural de Lagoa Seca.
Nesta etapa, os serviços foram oferecidos aos grupos prioritários, que reúnem idosos (acamados ou não) e cuidadores dessa classe, pessoas com comorbidades, crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, onze meses e vinte nove dias), gestantes e puérperas.
O projeto municipal foi criado como nova estratégia de conscientizar a população sobre a importância da imunização e os riscos que a gripe pode causar. A vacinação volante serve como uma busca ativa desses grupos usando o carro de som, que abre o percurso fazendo a divulgação pelas ruas e pedindo para que as pessoas participem da campanha. Agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e a coordenadora de Imunização, Irilene Barbosa, compõem o time de profissionais envolvidos na missão.
Na manhã desta terça-feira (14), a pasta finalizou as atividades no bairro Monte Alegre e cerca de 45 pessoas, sendo idosos, crianças e pessoas com comorbidades, receberam a dose do imunizante. Além deste local, os setores do Floriano, Campo do Bahia, Bela Vista, Centro e São José também foram beneficiados com o serviço.
Segundo informações da secretaria, o Departamento de Imunização pretende ampliar a vacinação volante para outras localidades, garantindo, dessa forma, que mais moradores tenham acesso e façam parte do projeto. Contudo, enquanto a logística é planejada, a equipe seguirá com o calendário de ações contra a gripe e promoverá um Dia D neste sábado, 18 de maio, das 8h às 12h, na Policlínica João Joaquim de Medeiros. Desta vez, a vacina está disponível para o público em geral, que tenha idade acima de 6 meses. Para participar, basta apresentar a caderneta de vacinação e o CPF.