O eleitor de Lagoa Seca, que está em pendência com a Justiça Eleitoral, tem até o dia 6 de maio para buscar a regularização do seu título. Em uma situação normal, o lagoassequense teria que se deslocar até o cartório eleitoral mais próximo, no entanto, o Tribunal Regional Eleitoral da PB (TRE) está reforçando o comunicado de que todo processo de regularização está ocorrendo de forma online. A medida é adotada em função da pandemia do coronavírus.

O eleitor vai registrar o número (83) 3512-1313 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp. Uma resposta automática vai ser enviada, ensinando passo a passo para continuar o atendimento. O serviço online atenderá demandas relacionadas a alistamento, transferência e revisão eleitoral.

O TRE explica que os eleitores precisam ficar atentos para não cair em golpes. A instituição explica, por exemplo, que não realiza ligações para os eleitores e nem entra em contato primeiro. Os atendimentos pelo WhatsApp vão ser feitos até as 19h do dia 6 de maio.

Para quem vai emitir o título de eleitor, o processo ocorrerá por meio do aplicativo e-Título, que pode ser baixado no smartphone ou tablet, nas plataformas IOS ou Android.

A Justiça Eleitoral dará preferência ao atendimento dos que precisam regularizar o título para resolver pendências urgentes, tais como os que buscam receber benefícios do governo; matricular-se em universidades; emitir o CPF ou registar a mudança de gênero no cadastro eleitoral.

Não constituem situações de preferência: transferência de domicílio eleitoral; regularização ou inscrição eleitoral de pessoas cujo voto é facultativo; e emissão de segunda via de título de eleitor.

Por enquanto, a coleta de biometria está suspensa pelo Tribunal Regional Eleitoral. A recomendação é de que nesse período, os eleitores baixem o aplicativo Título de Eleitor Digital nos smartphones, porque a emissão de novos títulos vai ser feito por meio da plataforma.

Outras informações podem ser obtidas pelo portal tre-pb.jus.br.

(DECOM com informações do TRE-PB)