O prefeito Fábio Ramalho assinou na manhã desta quinta (20) a ordem de serviço para o início das operações de reforma e ampliação da Escola Municipal José André da Rocha, localizada na comunidade do Jenipapo em Lagoa Seca. Serão investidos mais de 220 mil reais, num trabalho que irá durar seis meses. Enquanto a obra acontece, as aulas acontecerão normalmente no Centro Pastoral Frei Paulo, localizado bem próximo à escola.
A instituição que atende atualmente 220 alunos do Ensino Infantil ao Fundamental I existe há quase duas décadas e nunca recebeu trabalhos relacionados à infraestrutura.
Agora, dentre os trabalhos de melhoria que a escola receberá, estão a construção de um primeiro andar, ampliação de mais três salas de aula, instalação de novos banheiros, sala nova para a diretoria e secretaria da escola, pinturas em todo o prédio, pisos e paredes revestidos de cerâmicas.
Na solenidade, que marcou oficialmente a assinatura da execução dos trabalhos que serão feitos na escola, estiveram presentes o prefeito Fábio Ramalho, os secretários José Walter Costa (Educação) e Márcio Rangel (Cultura), o vereador Fabiano Ramalho, a diretora da escola Edjane de Oliveira e o engenheiro responsável pela obra Fernando Gomes.
Em seu discurso inicial, Fábio comentou do empenho da gestão em querer transcender os limites e trabalhar por uma educação de qualidade
“Quando pensamos na educação, imediatamente propomos mudanças e melhorias no setor pedagógico e seus afins. Só que no caso da nossa comunidade Jenipapo e sua escola, queremos propor melhorias tocantes à infraestrutura, pois uma escola ampla e confortável melhora a educação e qualidade de vida das nossas crianças”, comentou o gestor.
Se por um lado a escola passa por problemas estruturais, por outro lado é notada por premiações e ganhos relacionados à educação. Só neste ano, a instituição atingiu com nota 6 a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador criado pelo Ministério da Educação que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas.
A equipe escolar do José André da Rocha também se orgulha pelo prêmio recebido ‘Professores do Brasil’ com o projeto de leitura ‘Viajando pelo mundo dos livros’, onde trabalhos desempenhados na sala de aula levaram as crianças a conhecer e gostar do universo da leitura.
Mas os bons resultados não param por aí. Isto porque, a aluna do 5º ano do ensino fundamental, Camila Macambira, foi uma das ganhadoras deste ano do projeto nacional ‘Ler é bom, experimente’, com supervisão da professora Josilânia Alves.
Mãe de uma aluna que estuda na escola, a dona de casa Larissa Dantas, disse que a reforma da unidade de ensino é um sonho de todos os pais que querem que os filhos tenham uma boa orientação escolar
“Queremos que nossos filhos, através dos trabalhos futuros na escola, possam ter qualidade e bem-estar. Seguiremos sempre otimistas com a gestão do prefeito Fábio”, disse.
A estimativa é que já na próxima semana os serviços de reforma e ampliação sejam feitos na instituição escolar.