Esta quarta-feira (14) foi dedicada a ações alusivas ao Dia da Consciência Negra, na Escola Municipal Irmão Damião, maior escola da rede municipal de Lagoa Seca. No educandário, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realizou o IV Quizomba nos turnos manhã e tarde, envolvendo cerca de 800 pessoas dentre alunos e colaboradores.
O projeto da que chegou a 4ª edição tem o objetivo de estimular a aprendizagem, o conhecimento sobre outras culturas e o combate ao preconceito.
A programação contou com diversas oficinas temáticas, dentre elas, dança voltadas para cultura Afro, desfile da beleza negra, confecção de bonecas, e ritmos Afro, jogos, maquiagem e turbante, produção de bonecas, poesias, produção de mandalas, religiosidade africanas e natureza, dentre outras também voltadas a cultura Afro. Também houve apresentação de danças típicas e desfile da beleza negra.
O prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, participou das ações e falou sobre a importância do projeto. “Conhecimento nunca é demais e, através de um projeto como o Quizomba, com atividades práticas e envolventes os alunos aprendem sobre uma nova cultura, são formados multiplicadores e é iniciado um trabalho de combate ao preconceito”, destacou o chefe do executivo municipal.
A diretora da Escola Irmão Damião, Rita de Cássia Borges, explicou que o evento integra um ciclo de trabalho realizado a longo prazo com os alunos. “O dia reservado ao Quizomba marca um trabalho realizado pelos professores em sala de aula durante um bimestre letivo. Em sala de aula eles aprenderam sobre a cultura Afro e produziram todo material exposto e utilizado no dia do Quizomba. Toda a decoração da escola foi produzida pelos alunos durante as aulas”, falou a gestora.