Por enquanto, profissionais da educação física e trabalhadores que atuam em academias não serão vacinados contra a Covid-19, em Lagoa Seca. A decisão está contida numa recomendação despachada pela promotora Adriana Morim de Lacerda, do Ministério Público da Paraíba, enviada ao município no último final de semana.

Na decisão, a promotora pede que Lagoa Seca “abstenha-se de violar a ordem de prioridade de vacinação contra a Covid-19 estabelecida no Plano Nacional de Imunização”.

Atualmente, a cidade prioriza idosos de 60 a 64 anos na campanha de imunização e dará início, nesta quarta-feira (12) e quinta-feira (13), a mais uma etapa, que vai contemplar pessoas com comorbidades e deficiências.

Adriana baseou-se, ainda, no Ofício Circular n° 57/2021, de março deste ano, emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde. O documento lista quatorze categorias de trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, incluindo os profissionais da educação física.

No entanto, no mesmo ofício, o texto diz que “trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginásticas, clubes, salão de beleza, clínica de estéticas, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) não serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.”

Apesar disso, a cobertura vacinal desse público será “gradativa, conforme disponibilidade de vacinas e risco de adoecimento do trabalhador”, esclarece Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde ao assinar o ofício.

A promotora designou, também, que Lagoa Seca apresente o cronograma de vacinação do grupo prioritário, com datas previstas de início e término, bem como planejamento e critérios definidos para sua implementação nesse intervalo.

Em resposta, a Secretaria de Saúde do município garantiu que vem sempre divulgando, inclusive nos canais de comunicação da prefeitura, a chegada de novas doses dos imunizantes e quais grupos prioritários estão aptos a receberem o antídoto naquele momento.

Entendemos a necessidade dos educadores físicos ao exigirem que façam parte da lista de prioridades, pois são profissionais que atuam diretamente com outras pessoas em seus locais de trabalho. Mas vamos seguir, de modo especial, o que nos ditou o Ministério Público, quando limitou, ainda que momentaneamente, a vacinação para este setor.” E garantiu “Faremos o possível para que todos os lagoassequenses sejam vacinados, embora é preciso entender que dependemos dos insumos que chegam até nós”, comentou a gestora da pasta, Cristiane Cavalcanti.