A Prefeitura de Lagoa Seca aderiu ao Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba, do Governo do Estado, lançado em fevereiro deste ano.

O programa tem como objetivo a superação dos desafios da alfabetização, do letramento e dos déficits de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino.

Avaliações bimestrais são realizadas para acompanhar o desenvolvimento dos municípios no quesito educação.

O levantamento mais recente ocorreu nos dias 04 e 05 de outubro e Lagoa Seca foi destaque ficando acima da média dos demais municípios que aderiram ao programa.

O SOMA usa cores na divulgação dos resultados conforme uma escala estabelecida, e Lagoa Seca conquistou a cor verde, o que representa excelência no resultado.

De acordo com o prefeito do município, Fábio Ramalho, o resultado obtido é resultado de esforço incessante para melhoria da educação municipal. “Quando assumimos a gestão encontramos um caos em todas as esferas, mas isso não nos desanimou e desde então lutamos a cada dia para melhorar nosso município. Na educação tratamos de abastecer as escolas com merenda de qualidade, material escolar e agilizar as reformas e reparos necessários nos educandários, além de promover capacitação contínua do magistério, incentivando alunos e professores, além de aproximar os pais da vida educacional dos filhos na escola, por isso temos avançado tanto. Os resultados são frutos de muito trabalho da gestão e muito mais iremos fazer, não existe descanso”, frisou o chefe do executivo municipal.

A coordenadora pedagógica do município, Risolene Reis, destacou o trabalho da Secretaria de Educação na busca pelo ensino de qualidade. “Planejamento, ação, foco, gestão, esforço e muito trabalho realizado fez com que atingíssemos esse resultado. O empenho de todos foi e é fundamental na continuidade da melhoria dos nossos índices de aprendizagem. Sabemos que outras conquistas virão, pois acreditamos nos nossos professores e na capacidade dos nossos alunos”, destacou.