A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca está com o armazenamento de mais 5 toneladas de sementes crioulas para entrega aos agricultores no próximo ano, esse serviço faz parte do Programa Sementes Crioulas, livre de transgênicos e que foi implementado em 2017 no município, na gestão de Fábio Ramalho.

Só no ano passado foram entregues 2,4 toneladas de sementes para o plantio aos agricultores, que apesar do péssimo inverno, ao fim da colheita, o número de sementes quase triplicou. Ao todo são mais de 5 toneladas guardadas no reservatório para a entrega no início do inverno de 2023.

Todo o processo de armazenamento é feito de forma agroecológica, com aplicação de pimenta do reino, que impede o surgimento de pragas. Com a variação de sementes de milho e feijão.

Em uma parceria, a equipe técnica da secretaria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ASPTA tem feito o trabalho de acompanhamento.

Vale lembrar que o preço pago às famílias agricultores, na compra de sementes, é acima do valor corrente no mercado, com até 20% a mais do valor de mercado, como forma de estimular e valorizar o produtor rural local.

O secretário da pasta, Nelson Anacleto destaca a felicidade em conseguir aumentar o estoque de sementes esse ano e na importância desse trabalho em conjunto com os agricultores. “Hoje temos uma variedade grande de milho e feijão no nosso armazém, que compramos das nossas famílias agricultoras. E esperamos que esse trabalho continue com essas parcerias, pois é um trabalho que serve de referência para outras cidades e outros estados”, falou ele.

Pular para o conteúdo