Dentro das ações do Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Saúde e do Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalho (SESST), vem promovendo atividades educativas sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o Brasil registrou mais de 612 mil acidentes de trabalho em 2023. Muitos desses casos poderiam ter sido evitados com o uso adequado de EPIs, que protegem o trabalhador dos riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos presentes em diversas funções.

Francisco Faustino, coordenador do SESST, explica que “o uso do EPI evita acidentes de trabalho e protege o colaborador dos riscos de adoecimento no ambiente de trabalho”. Ele ressalta que é responsabilidade do empregador fornecer os equipamentos adequados, orientar sobre o uso correto e cobrar sua utilização diária.

Entre os EPIs mais comuns estão: capacetes, luvas, protetores auriculares, máscaras, botas, óculos de proteção e cintos de segurança. “O uso é essencial porque protege contra riscos visíveis e invisíveis, promovendo mais qualidade de vida no trabalho”, completa Francisco.

Ao longo do mês, a gestão municipal vem realizando ações informativas nas unidades de trabalho. Com o lema “Cuidando de Gente”, a Prefeitura de Lagoa Seca mostra que segue compromissada com a saúde e segurança de todos os seus servidores.

Pular para o conteúdo