A Sala do Empreendedor, importante setor da prefeitura que ajuda a contribuir para o desenvolvimento econômico do município, por meio do empreendedorismo, registrou a abertura de 132 negócios no primeiro semestre deste ano. Este número inclui 109 microempreendedores individuais (MEI), 20 microempresas (ME) e 3 empresas de pequeno porte (EPP). Nesses novos empreendimentos estão em destaque os comércios de alimentação (lanchonetes e bares), lojas de roupas (física e on-line) e prestação de serviços (salão de beleza).

Segundo a Sala, atualmente o município conta com mais de 1.109 empresas ativas. Estes dados apontam o compromisso da gestão municipal em apoiar o surgimento de novas empresas na cidade, graças a um órgão o qual oferta serviços gratuitos em benefício a quem empreende em Lagoa Seca.

Os principais serviços oferecidos pelo local são: Abertura, alteração e baixa; Emissão de boleto; Declaração anual de faturamento; Parcelamento do MEI; Impressão de certificado e de inscrição estadual; Alvará e nota fiscal eletrônica.

Além dessas ações, a Sala do empreendedor realiza, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do projeto Capacitar Brasil, cursos de capacitação para toda população. No mês de maio, foram ofertadas formações nas áreas de atendente de farmácia e ótica, operador lotérico, de caixa e frentista, com carga horária de 20h e o total de 150 alunos participantes.

Para o agente de desenvolvimento e subsecretário de Planejamento do município, Welbert Barros, a desburocratização e agilidade no atendimento são os principais destaques para um bom empreendedor. “Acredito que a Sala do Empreendedor seja um instrumento de aproximação do poder público com a classe empreendedora, assim fomentando e contribuindo com o crescimento econômico do município. É uma grande satisfação quando percebemos que através da formalização e da capacitação a gente transforma vidas. O poder da desburocratização e agilidade no atendimento ao empresário facilitam os trâmites para seu empreendimento se desenvolver e assim contribuir com a cidade. Somos uma referência que o empresário tem de resolver suas questões de forma rápida, objetiva e mais importante gratuita”, comentou.

Pular para o conteúdo