1.500 pessoas deverão passar pelos atendimentos oftalmológicos até esta sexta-feira (17). Essa é a previsão repassada pela Secretaria de Saúde de Lagoa Seca, que, numa parceria formada com a Associação Vetor Visual (AVV) está oferecendo, gratuitamente, exames e consultas de vistas com profissionais da área médica.

Os atendimentos começaram nesta quarta-feira (15) e prometem receber aproximadamente 500 lagoassequenses por dia até o fim do mutirão. O local de atendimento está sendo na Escola Frei Manfredo, das 8h às 16h.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo da ação é contribuir para a redução dos índices de problemas de saúde visuais e patologias oculares.

A pasta também informou que o serviço não acontece de forma avulsa, ou seja, que não está sendo direcionado a toda população local, mas a quem já aguardava por uma consulta. As fichas já foram divididas entre as treze unidades de saúde do município. Agentes de saúde ficaram responsáveis por apontar e agendar os casos mais urgentes.

Equipes de profissionais da Associação Vetor Visual estão trabalhando com instrumentos próprios, indicando a necessidade de cada paciente, tais como: receita para óculos, diagnosticando se o paciente tem catarata, pterígio e/ou glaucoma, entre outros encaminhamentos.

Essa é a segunda vez, só neste ano, que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vem intensificar os cuidados com a visão do usuário do sistema público de saúde. A gente sabe que uma consulta médica, neste tipo de especialidade é cara, e muitos não podem pagar os custos, até porque estamos numa crise sem igual. Foi por isso – e aqui destaco, mais uma vez, a sensibilidade do prefeito Fábio Ramalho com a saúde dos que mais precisam –, que abraçamos a causa e estamos fazendo nossa parte; especialmente na área da logística”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Cristiane Cavalcanti.