Você já imaginou um parque grande repleto de diversão, cores e guloseimas? Essas três combinações perfeitas resumiram mais uma edição da Festa das Crianças em Lagoa Seca. O evento aconteceu neste domingo (27), reunindo mais de 2.500 crianças, segundo a Secretaria de Assistência Social, pasta responsável pela festa. A Praça João Jerônimo da Costa ficou lotada de famílias que trouxeram seus entes para festejar a singeleza da vida expressada nos sorrisos dos pequenos.

Para ter acesso à festa, alguns pontos de entrada foram instalados sob controle dos servidores da Assistência Social, que colocavam pulseiras de identificação nas crianças e entregavam uma espécie de ficha com a lista de benefícios e serviços ofertados. De tudo o público-alvo encontrou: escorrego de bolinhas, pula-pula, bonecos em forma de personagens, pintura facial, além de distribuição de água mineral, picolés, pipoca, algodão-doce, cachorro-quente, crepe suíço e outras guloseimas.

No palco era possível enxergar a grande quantidade de presentes que seriam sorteados e entregues à criançada. As opções variavam desde as bicicletas, bonecas, carrinhos e jogos pedagógicos. Quem não teve a sorte de ser contemplado, não ficou triste porque garantiu a lembrancinha menor preparada para todos quem estavam ali. Os pacotes continham doces e brindes. A secretária de Assistência Social comentou sobre a grandeza do evento e o quanto o momento foi impotente.

“Graças a Deus e aos colaboradores que me ajudam, eu não tinha chegado até aqui. Mesmo conhecendo como funciona a dinâmica disso tudo, organizar e gerir um festival desse tamanho é muita responsabilidade. Fazemos isso porque conhecemos nossa capacidade e entendemos a necessidade de muitas crianças que sequer ganham um brinquedo, por mais simples que seja”, avaliou Janierika Monteiro.

Outras autoridades do município prestigiaram a festa, a exemplo da prefeita Dalva Lucena, do deputado estadual Fábio Ramalho, da prefeita eleita Michelle Ribeiro, vereadores, membros do governo e demais lideranças públicas da região.

Para que o sucesso deste domingo acontecesse e marcasse a vida da população que aguardava ansiosa o dia, outras instâncias do governo ajudaram na realização da festa. O Departamento de Transportes colocou ônibus à disposição dos moradores da zona rural, na missão de que as comunidades pudessem ser representadas e participar do festival. A Secretaria de Saúde deslocou uma ambulância até a praça, apoiando os lagoassequenses em caso de necessidades envolvendo a saúde.

O casal Mateus da Silva e Gabriele Nascimento veio acompanhado dos filhos Maria Alice, de 2 anos, e Heitor Gabriel, de 4. A família reside no bairro Morro e essa foi a primeira vez que eles participaram da ocasião. Mateus contou como tomou conhecimento da festa e o que chamou mais a atenção deles.

“Eu trabalho bem próximo da praça, então vi o pessoal montando o palco para o momento de hoje. Se eu pudesse dar nota mil à organização, com certeza daria”, afirmou o jovem.

A dona de casa Joselia Barbosa, de 53 anos, também foi uma das centenas de participantes que lotaram o Centro da cidade para acompanhar de perto a festividade. Ela foi acompanhada de mais cinco parentes, entre eles a neta Aylla Samira, de apenas 2 anos de idade. A residente do bairro Anacleto falou sobre o que viu e mais gostou.

“Assim, a gente ‘tá’ vindo pela primeira vez. Eu não vou demorar porque minha neta é pequena, razão pela qual não quero deixá-la no meio das outras crianças que são maiores, sabe? Mas aonde eu puder levá-la, eu levarei. Inclusive adorei os brinquedos e a distribuição gratuita de água, pois nesse calor é mais importante tomar água. Isso mostra que aqui está organizado, e as pessoas da organização se preocupam. Estão todos de parabéns”, elogiou.