O objetivo de realizar uma conferência democrática e participativa foi alcançado. Dentre o grande público que lotou as instalações do Convento Ipuarana, na tarde de ontem (11), para participar da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, estiveram as mães beneficiárias do programa municipal Cheque Cidadão.

Passeando pelo tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”, os cerca de 150 participantes puderam debater e propor ações na garantia da política de assistência social no município.

O jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) juntamente com o grupo da melhor idade abriram as apresentações da tarde.

A mesa foi composta pelas autoridades: o prefeito Fábio Ramalho; a secretária de Assistência Social, Cristiane Cavalcanti; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rayane Pereira, a representante da sociedade civil, Roseane dos Santos e “Célia das Mulheres”.

Cristiane Cavalcanti e Rayane Pereira abriram os discursos da conferência. Logo em seguida, o prefeito Fábio fez uso do microfone e disse “Já participei de inúmeras conferências, mas nenhuma teve uma participação direta da população do município. Isso é muito sadio, pois revela o interesse do povo em conhecer e garantir os direitos por políticas de assistência”. O prefeito ainda lembrou de inúmeras ações que beneficiam ‘os que mais precisam’, uma delas é o programa Cheque Cidadão.

Dando continuidade ao evento, apresentações de danças artísticas promovidas pelo SCFV, com supervisão do professor Ideval Santos, roubaram a cena, fazendo com que os conferencistas ficassem impressionados com a leveza dos movimentos da primeira dupla e pela energia cativante da segunda.

É chegado um dos momentos mais importantes da conferência, o sociólogo Bartolomeu Cavalcanti prendeu a atenção do público. Incisivo, o professor se mostrou preocupado com a postura do governo federal na desvalorização e nos cortes de recursos para os programas sociais. Mas o palestrante comemorou “Tenho a certeza absoluta que estamos fazendo o que outros municípios muitas vezes não faz, que é estar mais próximo das pessoas”, concluiu.

O evento foi finalizado com grupos de trabalhos, distribuídos em três eixos temáticos, e na votação para a escolha dos 4 delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, em João Pessoa.