Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realizou ao longo de todo o dia no Centro Maristas de Eventos, a XI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia dos Direitos do Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Cerca de 150 pessoas participaram do evento, que produziu um relatório sobre ações que já são desenvolvidas no município e trouxe novas propostas a partir de eixos de discussão.

Além de representantes da sociedade civil organizada, participaram do seminário, o prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, acompanhado da primeira dama do município, Silvia Barros, a vice-prefeita, Dalva Lucena, a secretária de assistência social, Cristiane Cavalcanti, o secretário de educação, José Walter Costa, o secretário de saúde, Iran Stênio Barbosa, o secretário chefe de gabinete, Fabiano Ramalho, o vereador presidente da câmara, Paulinho Patriota e o vereador líder do governo no poder legislativo, Marconi Acioli. Também estiveram presentes o procurador do município, Iankel Lucena, vários coordenadores e chefes de departamentos que integram a gestão municipal.

Pela manhã, a programação contou com credenciamento e coffee breack, leitura e aprovação do regimento interno da conferência, apresentações musical com Jefferson Silva, apresentação de dança, com as alunas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, leitura do cordel vencedor do concurso de cordel realizado pela SEMAS, com tema Trabalho Infantil, e ainda, com a palestra “Garantia dos Direitos do Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), proferida pela convidada, assistente social e membro do Conselho Estadual da Assistência Social, Carla Rosângela Felinto de Araújo.

À tarde, após o almoço oferecido, foram formados grupos que se reuniam para discutir 4 eixos diferentes, considerando as políticas de assistencialismo no município, no estado e no país. O resultado das discussões foi apresentado para todos e inseridos no relatório final do evento, que será levado para Conferência Estadual de Assistência Social. Além disso, foram escolhidos os delegados e suplentes que irão representar o município na conferência em âmbito estadual.

Conforme o prefeito do município, Fábio Ramalho, as polícias públicas de assistência social, por mais eficiente que sejam, sempre podem ser reavaliadas para serem melhoradas. “O tema é de extrema importância, pois é fazendo uso dessas políticas e com muito empenho, que estamos buscando cuidar cada vez melhor das pessoas, principalmente os mais necessitados. Precisamos praticar sempre o ato de cuidar das pessoas, não deixando isso apenas no discurso. Assim temos feito desde o começo da gestão, através de diversas ações que já desenvolvemos e das que ainda iremos desenvolver em todas as regiões do município. Precisamos sempre avaliar, para melhorar o que tem sido feito e trazer nossas ações que sejam necessárias para beneficiar e cuidar bem dos lagoassequenses”, declarou o gestor.

A secretária municipal de assistência social, Cristiane Cavalcanti, avaliou como positivo evento. “Estamos felizes com os resultados, que superaram nossas expectativas. Tivemos uma intensa participação dos envolvidos que contribuíram muito com o objetivo do evento. Mas o que mais marcou esta edição, foi perceber na avaliação das pessoas, o quanto a população está feliz em ver que a SEMAS em Lagoa Seca tem desenvolvido com excelência suas atividades, e buscado melhorar e ampliar as políticas assistências existentes na cidade”, frisou a chefe da pasta.

Pular para o conteúdo