Dia 12 de junho é o Dia Mundial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil. Considerando a importância do tema, a Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta segunda-feira (12) o primeiro dia de ações em alusão ao tão importante assunto. Cerca de 60 alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizaram uma caminhada pelas principais ruas da cidade, com distribuição de panfletos e adesivagem de veículos, além da realização de um ‘Flash Mob’ na frente da sede da prefeitura.

Uma semana de atividades foi planejada para alertar a população sobre o tema. A programação, sob a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), contará com inúmeras ações ao longo desta semana.

Para prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, a defesa das crianças e adolescentes é obrigação de todos. “O Poder Público e a sociedade têm obrigações na defesa das nossas crianças e adolescentes. Precisamos conscientizar cada vez mais as pessoas, para que esse combate à exploração do trabalho infantil seja cada vez mais eficiente. Temos feito nossa parte e precisamos que as pessoas entendam cada vez mais a temática e, que também criem coragem para denunciar possíveis casos”, declarou o gestor.

A secretária de Assistência Social, Cristiane Cavalcanti, destacou a importância do tema. “Muitas pessoas por vezes nem sabem que estão explorando os próprios filhos ou que podem denunciar quem realiza essa prática. Nosso trabalho é constante, e está sendo intensificado durante esta semana alusiva ao Dia Mundial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil. É um trabalho educativo, para conscientização de todos sobre o assunto”, frisou a chefe da pasta.

A técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maria Lúcia Gomes da Silva, disse que o município acompanha atualmente 56 casos de exploração, e revelou que as dificuldades estão na falta de denúncias por parte da população. “Muitas pessoas não entendem o que é Exploração de Trabalho Infantil, precisamos esclarecer e deixar as pessoas seguras sobre a formas de realizar denúncia. Estamos acompanhando atualmente 56 casos em Lagoa Seca, e sabemos que existem outros, mas precisamos do apoio da população para identificar esses abusos”, destacou a profissional.

Confira a programação da semana de Combate à Exploração do Trabalho Infantil:

13 de junho – 8h – Apresentações Culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e premiação do cordel sobre a Erradicação do Trabalho Infantil

14h – Apresentações Culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e premiação do cordel sobre a Erradicação do Trabalho Infantil

17 de junho – 8h – Mobilização no Forró na Feira, com panfletagem e apresentações das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 

Pular para o conteúdo