A Secretaria de Educação de Lagoa Seca realiza, nesta quarta-feira (27), o “Dia A” da alfabetização no município. O objetivo é mobilizar toda rede pública e a família acerca da importância da alfabetização nos primeiros anos da vida escolar.
O Dia A, uma espécie de culminância das atividades desenvolvidas em sala de aula, acontece de diferentes maneiras nas unidades de ensino. Na Escola José Marques de Oliveira, por exemplo, os alunos fazem apresentações culturais ligadas à alfabetização e ao Dia da Consciência Negra. Nos corredores da escola exposição envolvendo pinturas, baús de leitura e livrinhos contando histórias infantis. Pais e responsáveis puderam acompanhar de perto a dedicação dos filhos.
Outros educandários, segundo a Educação, adotaram outras propostas e temas, sem perder o foco da alfabetização, ofertando piqueniques literários, construção de murais repletos de cores, letras e outros mecanismos que incentivem à leitura e escrita.
O Dia A cumpre o que preconiza a ação do Pacto Alfabetiza Mais PB, parceria com governo estadual, onde a comunidade celebra as boas práticas em alfabetização. Além disso, a semana de atividades está sob Aprender a Valorizar – pilar da educação trabalhado em sala de aula proposto pela equipe da secretaria municipal.
Elayne Lima, coordenadora pedagógica da secretaria, destaca a relevância da consciência fonológica como elemento facilitador da aprendizagem diante da leitura e escrita. “Foram trabalhados os jogos de aliteração, importantes porque ajudam a desenvolver a consciência fonológica, uma habilidade fundamental para a alfabetização. Portanto, posso dizer que tudo isso aumenta conhecimento das crianças sobre a relação entre palavras e sons, promovendo aprendizado de forma lúdica, ampliando o vocabulário e estimulando a criatividade e imaginação”, disse.
DECOM/PMLS