A Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte realizou, na noite desta quinta-feira (18), uma reunião com artistas e outros fazedores de cultura para explicar como será o andamento da implementação da lei federal Paulo Gustavo, sua finalidade e seguimento beneficiado. O momento marca o primeiro do segundo encontro para tratar da lei na cidade.

A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores, que ficou lotada de profissionais de diversas áreas ligadas à cultura no município. A pauta foi conduzida pelo secretário municipal da pasta, Márcio Rangel, seguido da diretora de Cultura e Turismo, Luciene Goveia, e prefeita Dalva Lucena. A explanação de como os recursos serão aplicados foi feita por Erasmo Rafael, consultor e especialista no assunto.

Só pela Paulo Gustavo, Lagoa Seca está para obter mais de R$ 260 mil da União; cerca de 70% do dinheiro será voltado a produções audiovisuais no município, o restante servirá de apoio para demais instâncias da cultura. Em breve, a Terra do Artesanato também estará recebendo o subsídio da Lei Aldir Blanc – fase 2. No entanto, as tratativas desse aporte financeiro serão esclarecidas em breve.

Cadastro e editais

Na reunião, as autoridades informaram que a prefeitura lançará nas próximas semanas os editais pelos quais deverão concorrer os interessados em participar do chamamento público, na intenção de angariar os recursos disponíveis. Haverá, ainda, no caso desse grupo, mas também para os artesãos, por exemplo, o repasse por meio de premiação, algo mais simples e não exigente de concorrência.

Para tudo isso, é necessário que todo agente cultural esteja inserido no banco de dados da secretaria. Isso vale também aos veteranos, aqueles já cadastrados em outro momento.

Após o lançamento dos editais – algo o qual será informado nos canais oficiais e de comunicação da prefeitura – acontecerá uma nova reunião para tirar dúvidas dos candidatos. Essa segunda oitiva foi agendada para 04 de julho, ainda com local e horário a serem informados.

Sistema Municipal de Cultura

Outro grande destaque da noite foi a assinatura por parte da prefeita Dalva Lucena do Projeto de Lei 010/023, que cria o Sistema Municipal de Cultura em Lagoa Seca. Tal medida é um marco e servirá como base para guiar ações e políticas públicas a serem desenvolvidas em prol dos agentes culturais do município.

Em outras palavras, o Sistema Municipal de Cultura abre espaço para que Lagoa Seca contraia recursos públicos da área e invista entre os diversos segmentos artísticos e culturais espalhados na região. Além disso, mas não só, promove o intercâmbio com os demais entes federados (como Estado e Governo Federal) e demais instâncias a fim de viabilizar a cooperação técnica e otimização do dinheiro público voltado a quem vive e produz cultura. A lei, na íntegra, está disponível no portal institucional da prefeitura no endereço eletrônico: lagoaseca.pb.gov.br

Evento da secretaria

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte anunciou o “Arraial da Gente” – evento o qual será promovido pela secretaria num dos maiores e aguardados períodos da cultura nordestina: os festejos juninos. Rangel informou que, de 16 a 18 de junho, a cidade contará com mais uma agenda importante visando à celebração de São João. Nos três dias de atividades, com espaço montado no Complexo Poliesportivo do bairro Monte Alegre, a população lagoassequense vai acompanhar apresentações de quadrilhas, grupos folclóricos e animados shows musicais.

Resumo das ações

Mais cedo, no início da reunião, Rangel aproveitou a oportunidade para prestar contas dos quase oitenta dias frente à Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte – que agora ganha mais robustez e nova estrutura para melhor acolher demandas e executar ações dirigidas à sociedade. O gestor elencou, por meio de slides, as implementações já desenvolvidas, bem como eventos e serviços operados por toda a equipe de trabalho.

Na próxima semana, Lagoa Seca participa da edição 2023 da ExpoTurismo – um dos maiores encontros e possibilidades de conhecer e debater potencialidades do turismo paraibano. O evento acontecerá entre 25 a 28 de junho, em João Pessoa, reunindo autoridades, turistas de todas as partes do país e gente curiosa em conhecer riquezas culturais e turísticas de cidades da Paraíba.

Questionado sobre os desafios de gerir um setor carente de verbas federais e, por vezes não bem valorizada, o secretário disse que apesar disso tudo, Lagoa Seca pode se orgulhar por ter uma prefeita que sabe respeitar e investir na cultura.

“Quando cheguei, dando andamento ao trabalho do ex-secretário José Roberto Pequeno, muita coisa precisava seguir adiante, porém com algumas melhorias, afinal a intenção é essa. Logo, encontrei suporte na prefeita Dalva – mulher abraçadora dos projetos e incentivadora da causa cultural”, avaliou.

A prefeita comemorou os resultados expostos na reunião, tocante à nova fase da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, e comprometeu-se em sempre ajudar demandas da causa.

“Sou artesã, gosto de fazer artesanato, é por isso da minha compreensão com esses talentosos artistas da terra. Estarei sempre disposta a ajudar a classe artística-cultural de Lagoa Seca. Nosso governo sabe como gerir empreitadas, sempre respeitando e dando melhores condições de vida ao homem e à mulher de bem.

Pular para o conteúdo