Além do palco principal por onde vão passar nomes da música regional e nacional durante a Festa do Artesanato – O Festival Estadual do Artista Popular edição 2024, a Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte também vai oferecer aos festeiros de plantão o Palco Cultural Zacarias Jerônimo da Costa.

E antes de você conhecer quem foi Zacarias Jerônimo da Costa e o motivo da honraria, é preciso entender como o palco cultural surgiu e seu funcionamento. A ideia nasceu ainda em dezembro do ano passado.

Isso porque uma parceria envolvendo a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte e a Associação dos Músicos e Artistas do município fez acontecer o Natal da Esperança, possibilitando que cantores exclusivamente da cidade ganhassem notoriedade e mostrassem seus talentos ao se apresentar nas atividades natalinas daquele momento. O sucesso foi tanto, que o laço foi novamente alinhado para a Festa do Artesanato.

O palco cultural foi criado levando em consideração alguns fatores importantes. O primeiro deles animar os visitantes da feira de artesanato. Ao mesmo tempo que o público conhece e adquire produtos artesanais, ele desfruta de apresentações musicais de qualidade. Então, de quarta-feira a domingo, a partir das 18h, os shows vão acontecer dentro da feira, que abre suas portas duas horas mais cedo.

Além disso, cada cantor ou banda do palco cultural vai se apresentar de maneira sincronizada com a grade de artistas principais. Ou seja, no intervalo do palco maior e ao longo da passagem de som, quem entram em cena são as atrações exclusivamente do município.

Um acordo juntando a organização da festa e polícia estabelece que toda programação seja concluída até as 2 horas da madrugada. Daí também a necessidade de dois palcos, no intuito de dar espaço a todos os cantores e grupos do seguimento musical.

Veja a seguir os nomes do Palco Cultural Zacarias Jerônimo da Costa

•Quarta-feira (10/04): Geysian Kelly, às 18h;

•Quinta-feira (11/04): Adriano Ezequiel, às 18h, e Maciel Papo 10, às 21h;

•Sexta-feira (12/04): Tiago Pequeno, às 18h, e Daniel Rey, às 21h;

•Sábado (13/04): Cafu e Lu Neves, às 18h, e Diogo Cirne, às 21h;

•Domingo (14/04): André Vieira, às 16h, Carlinhos Estilizado, às 18h, Djair e Banda, às 21h.

Área privada

As novidades não acabaram. Outro destaque para este ano é o lançamento do front stage, também conhecido como pista vip. As empresas Ótica Diniz e Zabumba Produções estão responsáveis pela venda dos ingressos e serviços.

A área privilegiada em frente ao palco maior vai dar acesso exclusivo ao bar e banheiros. As vendas estão disponíveis, e os interessados podem garantir a oportunidade na Ótica Diniz Prime, em Campina Grande, na Loja Relook, em Lagoa Seca, ou pelo site outgo.com.br/festa-do-artesanato. Outras informações também podem ser obtidas pelo número: 83 9 9820-4222.

O legado de Zacarias Jerônimo deixado para a cultura de Lagoa Seca

Zacarias Jerônimo da Costa nasceu em 19 de dezembro de 1910, quando Lagoa Seca sequer sonhava ser município e as terras daqui pertenciam a Campina Grande. Até os 28 anos residiu onde hoje é a comunidade Floriano. Agricultor, foi casado com Maria América da Costa, união que gerou 16 filhos.

Após isso, passou a morar no sítio Covão até os seus 70 anos de idade. Depois se mudou para a zona urbana da cidade, vivendo até o fim da vida na Rua Eusébio dos Santos. Zacarias morreu aos 96 anos.

Mesmo lidando com a agricultura e garantindo o sustento da família em um banco de feira, ele carregava dentro de sim o dom de improvisar versos. Muito de seus cordéis foram ditados por ele e escritos pela professora Guia. Dentre os principias temas dessa literatura preponderava a fé.

Chegou a viajar para o Rio de Janeiro, Feira de Santana (Bahia), São Paulo, Natal, e outros lugares. Sempre a convite para participar de eventos culturais e políticos, Zacarias marcava presença contando os “causos” e mostrando seu talento com as palavras. Entre suas inúmeras estão “O princípio das dores do fim do mundo”, “O valor da revolução” e “O cachorro veludo e o menino da espada”.