Lagoa Seca não recebe novas doses de imunizante contra a Covid-19 há pelo menos 21 dias, segundo informação oriunda da coordenação de imunização do município. Isso faz com que a campanha de vacinação fique mantida atualmente apenas aos atuais grupos prioritários, que reúnem pessoas de 50 a 59 com doenças preexistentes.
O último lote adquirido foi no dia 04 de maio, onde os insumos foram direcionados para aplicar a 1ª dose. Pouco tempo depois, a cidade recebeu mais três remessas, mas todas para a segunda dose de reforço. Danielle Medeiros, responsável pela logística da campanha, revela não saber quando Lagoa Seca vai obter novas vacinas nem quando outros grupos terão direito ao antídoto, pois as doses são repassadas pelo governo federal por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde.
Incluindo as duas fases, a cidade já recebeu até aqui 8.044 doses destinadas à campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Até esta terça-feira, 25, 4.404 lagoassequenses haviam recebido ao menos a 1º dose, já os que ganharam a dose de reforço somam 2.782.
Para quem tem 50 a 59 anos, desde que carregue alguma doença preexistente (listagem dos tipos das doenças preexistentes foi publicada nas redes sociais da prefeitura), já pode procurar a unidade de saúde de sua localidade para se vacinar. A Policlínica Manoel Jácome, no entanto, está fora da lista.
Só estão sendo vacinadas pessoas que apresentarem atestado ou laudo médico como prova de suas comorbidades, com exceção da receita médica. A Secretaria de Saúde também informou que, para estes grupos, não é preciso agendar a vacinação, uma vez que agentes de saúde têm o controle de moradores de cada setor aptos a receberem a dose.