A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca participou de uma reunião com representantes de outros sete municípios do compartimento da Borborema para discutir a possível criação de um Consórcio Intermunicipal voltado à fiscalização e inspeção de produtos de origem animal, com o objetivo de garantir a qualidade e segurança dos alimentos comercializados para a população na região.
A iniciativa permitirá que os municípios participantes implementem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), essencial para a certificação dos produtos e futura adesão ao Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que vai possibilitar a comercialização em nível regional e nacional.
Uma palestra foi realizada durante a reunião, para mostrar aos participantes a importância do SIM em cada Município e as vantagens da filiação do SISBI do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Durante o encontro, que aconteceu em Campina Grande e contou com as participações das Secretarias de Agricultura dos Municípios de Massaranduba, Ingá, Serra Redonda, Lagoa de Roça, Mogeiro e Itatuba, foi destacado que, além de garantir saúde pública e coibir o abate clandestino, o consórcio beneficiará os comerciantes, promovendo a formalização do mercado e ampliando as oportunidades de venda.
Novas reuniões devem acontecer para definir normas, estrutura administrativa e financeira do consórcio, assim como o compartilhamento de custos entre os municípios.