Na manhã desta terça-feira (23), a Secretaria de Assistência Social realizou a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A solenidade aconteceu às 08h, na Câmara de Vereadores, e contou com a presença de mais de 60 pessoas, dentre elas: turma da Universidade Aberta a Maturidade (UAMA), grupo da Melhor Idade, coordenadores, funcionários e colaboradores de outras secretarias.

A conferência tem como objetivo criar boas propostas ligadas aos direitos do idosos, onde os mesmos podem opinar e debater sobre assuntos importantes para sua melhoria de vida no município.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cristiane Cavalcanti, a realização desse evento é importante para buscar políticas públicas capazes de gerir uma maior qualidade de vida para os idosos. “A conferência é de grande importância para nossa comunidade, porque ela discute as políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida do idoso. Nessa gestão, já temos serviços importantes dedicados ao idoso, como o coral, a UAMA, hidroginástica, cursos de pintura, entre outros. E ao final dessa ação, iremos buscar aprimorar ainda mais serviços especializados”, explicou ela.

A solenidade ainda contou com uma palestra, com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel de políticas públicas”, ministrada pelo professor Manoel Freire. E após o fechamento da palestras, os presentes foram divididos em quatro eixos, para discutir novas propostas de melhoria da qualidade do vida dos idosos.

As propostas discutidas nos eixos serão apresentadas para os demais, e as mais importantes serão levadas pelos representantes do município para a Conferência Estadual, que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, em João Pessoa – PB.

Na ocasião, o gestor do município, Fábio Ramalho, falou o quanto buscava criar serviços direcionados aos idosos, afim de melhorar o bem estar deles. “Estamos nos empenhando a ofertar serviços capazes de oferecer uma melhor qualidade de vida para os idosos do município. E a Conferência age como facilitadora para reunir propostas importantes na área, observarndo o que ainda pode ser acrescentado e ir em busca dos direitos dessas pessoas”, disse ele.