Este ano a campanha de imunização contra Influenza teve início no dia 17 de abril. Mais conhecida como campanha contra gripe, o Dia D da vacinação foi realizado no último dia 13 de março, mas apesar de forte e ampla divulgação antecipada das ações, com informações sobre o funcionamento dos Postos de Vacinação, a população de Lagoa Seca não tem comparecido como deveria para ser imunizada de forma gratuita. A campanha será encerrada próximo dia 26 e até esta segunda-feira (15) apenas 42% do público alvo foi vacinado.
Conforme dados do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Seca, a meta é aplicar 5827 doses da vacina, mas apesar da ampla divulgação, até a manhã desta segunda-feira (15) só foram aplicadas 2469 vacinas, o que representa 42,30% do público alvo, restando apenas duas semanas para o fim da campanha 2017.
De acordo com a coordenadora de imunização da SESAU, Danielle Silva de Farias Medeiros, poucas crianças e poucos idosos foram vacinados. “Estamos fazendo o acompanhamento dos dados diariamente e notamos que poucas crianças e poucos idosos do município tomaram as doses, o que nos preocupa. Pedimos as mães que compareçam com as crianças que têm direito a vacina, pedimos também que os idosos busquem o PSF mais próximo para ser imunizado”, frisou.
Devem ser vacinados, gestantes, profissionais da saúde, professores, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), idosos com idade a partir de 60 anos, puérperas (45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, cardiopatas, etc.).
Para tomar a vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação, os professores precisam apresentam o contracheque e os portadores de doenças crônicas devem apresentar requisição médica.
A vacina é feita em dose única, apenas crianças que tomarão pela primeira vez, precisarão tomar uma segunda dose, com um intervalo de 30 dias.