A Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, desde o primeiro dia de gestão, vem realizando uma verdadeira força tarefa para amenizar o sofrimento da população no que se refere a seca prolongada que atinge a região. Em menos de 6 meses de gestão, já foram distribuídos mais de 20 milhões de litros de água e perfurados dois poços, sendo um na Vila Florestal e um na comunidade do Campo do Bahia.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a distribuição de água acontece com recursos próprio e também em parceria com a Operação Carro Pipa. Foram ampliados de 64 para 68 pontos de distribuição. Através da parceria já foram distribuídos mais de 20 milhões de litros de água na cidade em menos de seis meses de gestão, o que corresponde a cerca de 450 carros pipa. Ao todo 4,3 milhões de litros de água foram distribuídos nos últimos 5 meses com recursos próprios, 0,7 milhões através do convênio com a Defesa Civil e cerca de 16 milhões através da Operação Carro Pipa. Com recursos próprios são abastecidos hospital, escolas, creches, postos de saúde e residências.

O secretário de agricultura e abastecimento de Lagoa Seca, Iácome Jácome, revelou que a distribuição de água superou a meta planejada. “A distribuição até agora realizada já superou o que estava planejado, iremos ampliar nos próximos meses os pontos de distribuição, e com isso Lagoa Seca passará a ser o município com maior concentração de distribuição de água gratuita”, disse.

Ainda de acordo com o chefe da pasta, o planejamento e as ações proporcionaram celeridade na distribuição da água. “Tínhamos uma demanda reprimida de cerca de 200 pedidos de água, mas com nosso planejamento e ações, hoje chegamos no máximo a 10 pedidos na lista de espera. A perfuração dos dois poços também ajudou muito, nos permitindo intensificar ações em outras áreas”, relatou Iácome Jácome.

A Prefeitura de Lagoa Seca faz questão de destacar que todas as fontes de água destinadas a distribuição, foram examinadas para garantir qualidade e segurança para a população.