Na manhã desta quinta-feira (20) a Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Saúde, realizou o Mutirão da Ultrassonografia no Hospital Municipal. A ação acabou com uma lista de espera, onde pessoas aguardavam há quatro anos para realizar esse tipo de exame. Foram atendidas 70 pessoas que estavam com os exames marcados através da Central de Marcação, e os exames de ultrassonografia seguirão sendo oferecidos gratuitamente na rede hospitalar do município.

O prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, acompanhou o mutirão de perto e destacou a importância da ação. “Passamos a oferecer ultrassonografia na rede municipal de saúde, o que antes não exista. Mas percebemos a necessidade de atender uma demanda reprimida de anos anteriores, então realizamos o mutirão. Acabar com a fila é mais um avanço na saúde e, um benefício para quem estava esperando deste exame. E assim que temos feito e iremos continuar fazendo, focados e somando esforços para cuidar principalmente dos mais necessitados”, destacou o gestor.

O secretário de saúde, Iran Stênio Barbosa, falou sobre a continuidade do serviço. “O mutirão além de atender a uma demanda reprimida, está agilizando o início a outras ações voltadas a saúde da população. O serviço de realização deste exame permanecerá de maneira continuada. Através do mutirão, estamos proporcionando que as pessoas deem continuidade aos seus tratamentos, agora com diagnósticos mais precisos”, frisou o chefe da pasta.

O médico responsável pela realização dos exames, Doutor Santino Herculano, falou sobre a importância da realização dos exames. “Através desse procedimento os pacientes conseguem um diagnóstico mais preciso sobre a real situação da saúde e com isso seguirem o tratamento adequado para seus casos, e as gestantes, conseguem saber a real situação dos seus bebês”, disse o médico.

Pacientes aplaudem mutirão

A realização do Mutirão da Ultrassonografia acabou com uma longa fila de espera, onde alguns pacientes esperavam a realização dos exames há cerca de quatro anos. Alguns chegaram a pagar pelo exame por não poder esperar pelo agendamento. Sem contar que os procedimentos não eram realizados no município, com isso os pacientes tinham que se deslocar para outro município para realizar o exame.

Para Katiana Pereira Lima, que mora no centro de Lagoa Seca e está gestante, a realização do exame gratuito no município evitou grandes transtornos. “A situação não está fácil e eu preciso acompanhar a saúde do meu bebê. Seria preciso pagar pelo exame e ainda ir para Campina Grande, mas a prefeitura facilitou minha vida. Está de parabéns o prefeito Fábio Ramalho pela preocupação com a população”, declarou a futura mamãe.

A aposentada, Maria Glória Santos, moradora do centro realizou ultrassonografia do abdômen. Ela fez questão de elogiar a iniciativa da gestão. “Antes era um sofrimento para conseguir marcar um exame, uma consulta ou um remédio. Estou com 72 anos e agradeço ao prefeito Fábio Ramalho pelo que ele tem feito. Ele está acabando com o sofrimento das pessoas, tudo aqui melhorou muito”, disse.

Para dona de casa, Maria do Socorro Bezerra Silva, moradora do Anacleto, realizou ultrassonografia no aparelho urinário e relatou está satisfeita com a agilidade da marcação de exames e atendimento. “Foi rápido para marcar, mas antes era muito difícil, sem contar que tínhamos que ir para Campina Grande, gastando com passagem. Mas melhorou muito”, contou.