Em parceria com a Secretaria de Assistencial Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), alunos do 7º (sétimo) período do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau iniciaram um projeto que tem como objetivo descobrir as dificuldades e motivações que levam alunos e também beneficiários do Programa Bolsa Família a permanecerem em sala de aula.
O projeto “A Falta por trás da Falta” foi elaborado após o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), descobrir uma grande quantidade de descumprimento de condicionalidade detectados pelo governo para continuar no programa. Neste cenário, a maior demanda foi detectado na Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha – que atende o maior número de alunos do município.
“Nosso propósito é entender os motivos que contribuem para que jovens e adolescentes estejam cada vez mais afastados da educação. Sabemos a importância do cumprimento desta condicionalidade e pretendemos colaborar como facilitadores para que essas dificuldades sejam superadas, fazendo com que eles entendam a importância dos estudos, não apenas pelo benefício, mas para realização dos sonhos que os mesmos nos relataram durante o primeiro encontro”, declarou Fernanda Venâncio, uma das estudantes de Psicologia que atua no projeto em Lagoa Seca.
A iniciativa é supervisionada pelo professor Leconte de Lislei Coelho Junior, que é psicólogo social e doutor na área, e conta também com o apoio da secretária de Assistência Social do município, Cristiane Cavalcante, e da gestora da Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha, Michele Santino.