Dezenas de pessoas participaram, na tarde desta terça-feira, de uma reunião comunitária na Escola José Gomes, no Alvinho, sítio localizado na zona rural de Lagoa Seca. A população presente na reunião apontou problemas vigentes e potencialidades da localidade. O momento foi o primeiro de uma série de eventos dessa natureza, que marca o início da segunda etapa dos trabalhos de elaboração do novo Plano Diretor do município. Toda programação foi organizada pela Secretaria de Administração e primeira comissão do PDM (Comissão de Gerenciamento e Planejamento).

Membros das outras duas comissões (Técnica Preparatória e Acompanhamento) também marcaram presença, além de representantes de instituições governamentais, da sociedade civil organizada.

Até o mês de agosto, a estimativa é promover outras assembleias nas diversas áreas da cidade. Setores como Pai Domingos e Vila Florestal são os próximos da lista e acontecerão até o final deste mês, nas datas 14 e 21, respectivamente. Lagoa Seca está revisando o atual Plano Diretor, cumprindo os requisitos da Lei nº 10.257 de 10 de Julho de 2001 – Estatuto da Cidade – que determina a revisão do documento a cada dez anos, prazo finalizado em 2016.

Durante o processo serão revistos alguns aspectos da legislação presente, a fim de nortear a construção de um novo texto o qual será o principal instrumento de planejamento da política de desenvolvimento municipal para a próxima década, orientando as ações dos agentes públicos e privados em setores da educação, saúde, saneamento básico, habitação e transporte, entre outros, especialmente para a população de baixa renda.

Calendário de reuniões comunitárias da segunda etapa do PDM

14 de junho (14h): Pai Domingos – Associação de José Roberto Coelho
Regiões próximas convidadas a participar: Pau Ferro, Covão, Jenipapo e Almeida;

21 de junho (14): Vila Florestal – Escola Municipal São Sebastião
Regiões próximas convidadas a participar: Vila Ipuarana, Imbaúba, Conceição, Gruta Funda e Lagoa do Gravatá;

5 de julho (14h): Distrito de São Pedro/Campinote – Escola Municipal Machado de Assis
Regiões próximas convidadas a participar: Manguape, Caxangá, Retiro e Lagoa do Barro;

12 de julho (14h): Floriano – Escola Municipal Anita Cabral
Regiões próximas convidadas a participar: Tabuleiro e Gruta Funda;

19 de julho (14h): Amaragi – Escola Municipal Deocleciano Carneiro
Regiões próximas convidadas a participar: Mineiro, Cumbe, Jucá do Cumbe, Gravatá do Cumbe e Boa Vista;

26 de julho (14h): Chã do Marinho – Escola Municipal Zezito Ribeiro
Regiões próximas convidadas a participar: Oiti e Araçá;

2 de agosto (14h): Araticum – Escola Municipal José Batista Brandão
Regiões próximas convidadas a participar: Araticum, Cana e Guabiraba;

9 de agosto (14h): Ezequias Trajano e Juracy Palhano – local a definir
Regiões próximas convidadas a participar: Imbaúba, Conceição e Guabiraba;

16 de agosto (14h): Zona urbana de Lagoa Seca
Local: Câmara de Vereadores.