Foi divulgado, nesta terça-feira (26), o resultado preliminar dos editais da Lei Paulo Gustavo, que investirá mais de R$ 265 mil na área cultural em Lagoa Seca. No site da prefeitura, já consta no boletim oficial e na aba “Lei Paulo Gustavo” a lista com os nomes dos aprovados nos três editais, podendo ser acessados no endereço eletrônico: lagoaseca.pb.gov.br.
O primeiro edital, “audiovisual”, selecionou projetos audiovisuais de artistas, grupos e coletivos culturais, sendo ao todo 79 propostas aprovadas. Destas, 70 foram de “Vídeobiografia” e 9 foram “Curta Metragem e documentário”. Não houve aprovação em “Vídeo Clip Banda”. Já no segundo edital, “prêmio de produção cultural”, como forma de reconhecimento, 79 artesãos lagoassequenses foram premiados. E no terceiro edital, “chamamento público, instrutores em audiovisual”, um instrutor foi selecionado para ministrar curso na categoria audiovisual específica.
Os projetos foram analisados por uma comissão de pareceristas nomeados exclusivamente para este fim. O pagamento dos contemplados será efetuado de maneira única, depositado na conta bancária do proponente (pessoa física ou jurídica).
A próxima etapa é o período para interposição de recurso. Nos dias 27 e 28 de setembro, candidatos não selecionados podem procurar a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, localizada na Rua Pedro Adauto Souto, n° 171, no bairro São José, para apresentação e defesa dos recursos. Posteriormente, no dia 3 de outubro, será divulgado o resultado final dos editais. O período de habilitação dos projetos e assinatura do Termo de Execução Cultural para os aprovados finais acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro e o repasse de recursos de 8 a 10 de novembro.
A Lei Paulo Gustavo é o repasse de recursos oriundos do governo federal para segmentos da cultura, especialmente os ligados ao audiovisual, impactados pela pandemia do novo coronavírus.