Manutenção de 100% das estradas da zona rural, corte gratuito de terra, perfuração de poços, abastecimento de água, distribuição de sementes, vacinação de animais e atendimento veterinário, estão entre as diversas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca durante os seis primeiros meses da atual gestão municipal.

Conforme o relatório, em apenas 180 dias de trabalho foram realizadas a recuperação de mais de 250 km de estradas na zona rural e periurbana, cerca de 1500 horas gratuitas de corte de terra, serviços de limpeza, reforma, ampliação e construção de reservatórios, limpeza do olho d’água Cacimbão após anos de espera da comunidade. Foi realizada também a recuperação e construção de 04 campos de futebol de terra.

Sobre abastecimento, através de carros pipa foram distribuídos 5 milhões de litros com recursos próprios, 700 mil litros através de convênio com a Defesa Civil, além de mais de 25 milhões de litros pela Operação Pipa, totalizando uma distribuição gratuita superior a 30 milhões de litros entre zona urbana e rural. Houve ainda a ampliação de 09 Pontos de Abastecimento, sendo eles: Guabiraba, Cana, Oiti, Araçá, Chã do marinho, Mineiro I e II, Lagoa do Gravatá e Lagoa do Barro. Ações estas que beneficiaram mais de 9 mil pessoas.

Além do abastecimento através de carro pipa, foram perfurados dois poços, um na comunidade Vila Florestal e outro no Campo do Bahia, beneficiando mais de 1000 famílias.

Também foi desenvolvida campanha de vacinação antirrábica, aplicando gratuitamente 399 doses de vacina em cães e gatos do município. Realizados 50 atendimentos veterinários gratuitos e ações de orientação e incentivo referente a vacinação da febre aftosa.

Houve também distribuição, em parceria com a EMATER, de duas toneladas e meia de sementes de milho, duas toneladas e meia de sementes de feijão e 200kg de sorgo forrageiro.

Neste período de 180 dias, a Defesa Civil realizou 133 atendimentos, monitoramento e lonamento de 04 barreiras de risco na zona urbana, prevenindo deslizamentos e amenizando assim, transtornos para população.

Em apenas 180 dias de gestão foram realizadas 48 reuniões de planejamento e avaliação, 55 visitas e cerca de 3500 atendimentos diretos.

Conforme o secretário da pasta, Iacome Jácome, os resultados obtidos são frutos de planejamento e empenho da equipe da pasta com o apoio do prefeito. “Realizamos planejamento de todas as ações e temos o apoio total do prefeito para realizar todas elas. O objetivo é sempre beneficiar todas as localidades, oferecendo o melhor possível para a população, considerando principalmente os mais necessitados. A equipe segue um planejamento e se empenha para conseguir os resultados. Foram 180 dias de trabalho e outras ações já estão sendo desenvolvidas, o trabalho não para”, enfatizou o secretário de agricultura.