Sentir-se especial e valorizado(a) no ambiente de trabalho, é o desejo de qualquer profissional. Foi esta a proposta principal do I Encontro de Valorização e Capacitação de Recepcionistas e Auxiliares que atuam na saúde. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (15), no auditório do posto médico, Inácia Leal, e foi ministrado pelos profissionais que integram a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Aproximadamente 27 recepcionistas e auxiliares das unidades de saúde vindos da zona rural e urbana participaram do encontro. Estiveram também no local, o secretário de saúde, Iran Barbosa, e demais coordenadores da pasta.

Foi preparado um momento de reflexão para enfatizar o sentido do “acolhimento” dentro das unidades de saúde. Parâmetros éticos, humanitários e de solidariedade, foram as temáticas abordadas dentro da capacitação aos profissionais. Em seguida, foi realizada uma dinâmica onde grupos foram feitos e depois cada grupo explicou o significado e a importância do atendimento dentro dos postos de saúde.

A coordenadora do NASF, Irilene Barbosa, disse que o trabalho só pode sair bem feito quanto gostamos do que fazemos e nos sentimos valorizados
“Os agentes que trabalham na recepção são a porta de entrada do atendimento na unidade de saúde, por exemplo. É por isso que estamos aqui capacitando, compreendendo e ouvindo as suas necessidades. Já os auxiliares também são peças importantes neste ciclo. Eles cuidam, limpam, deixam o ambiente mais agradável e harmônico, é por isso que também merecem um olhar mais humanizado. Só assim, todos, em conjunto, faremos um trabalho na saúde melhor”, comentou
.No final do encontro, foram entregues aos participantes, presentes simbólicos, com o intuito de valorizar e agradar ainda mais os que trabalham na saúde.