A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou, nesta quarta-feira, reunião com o objetivo de avaliar o desempenho do programa municipal de sementes crioulas. Realizada nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, estiveram presentes na reunião agricultores, representantes de associações rurais, da ASPTA e do próprio sindicato, que avaliaram de modo exitoso o programa que distribui sementes de milho (duas variedades) e de feijão (seis variedades).

A reunião foi conduzida pela coordenadora do programa, Deise Farias, que iniciou o momento relembrando a trajetória do programa, idealizado pelo secretário da pasta, Nelson Anacleto. “A Secretaria de Agricultura iniciou o programa em 2021 com 1.200 kg. Em 2022 o programa aumentou para 2.500 kg, e este ano oferecemos 5 toneladas”, relembrou a coordenadora.

Lagoa Seca se tornou referência para cidades circunvizinhas, Alagoa Nova, Montadas e Remígio são exemplos disso. “A partir da experiência de Lagoa Seca já temos a implantação do programa em outros municípios”, enfatizou Emanuel Dias, representante da ASPTA (associação de direito civil sem fins lucrativos que, desde 1983, atua para o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil).

Para 2024, a prefeita Dalva Lucena garantiu que haverá ainda mais investimento no programa, melhoria da infraestrutura do banco de sementes, além de equipamentos para manutenção da qualidade das sementes, dando assim continuidade na política de valorização da agricultura familiar do município.

DECOM PMLS