A prefeita Dalva Lucena se reuniu na manhã desta quarta-feira (26), na sala de reuniões da Secretaria de Saúde, com alguns setores do governo municipal para uma reunião. O motivo do encontro foi receber a professora Patrícia Hermínio, da UFCG, referência neste assunto, para discutir a possibilidade de celebrar um contrato para a elaboração do Plano de Saneamento Básico do Município. Após as discussões, ficou decidido que o assunto será encaminhado à Comissão de Licitação para analisar o procedimento adequado para viabilizar a contratação do serviço.

O plano é composto por quatro tópicos: saneamento básico, águas pluviais, resíduos sólidos e drenagem, que serão desenvolvidos em etapas. Na primeira etapa, será efetuado um diagnóstico do município para conhecer a demanda populacional por região e questões relativas ao serviço de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, produção agrícola e formas de irrigação, entre outras questões necessárias à elaboração dos respectivos planos.

A professora Patrícia foi acompanhada pela engenheira civil e doutoranda da UFCG, Gabriela Soares. Também participaram da reunião a Prefeita Municipal, a Secretária de Administração e coordenadora geral das atividades do Plano Diretor, Maria Aparecida dos Santos, a arquiteta e urbanista, Mariana Albuquerque Porto Viana (assessora nos trabalhos de revisão do Plano Diretor), o Secretário de Agricultura e Abastecimento Noaldo Andrade, Nohhana Andrade, diretora do Departamento de Meio Ambiente, Marconi Acioli, Procurador do Município, Simone, Secretária Executiva do Gabinete da Prefeita e Geovaneto Vilar, diretor do Departamento de Abastecimento da Secretaria de Agricultura.

Por causa do rápido desenvolvimento e avanço do município em diversas áreas, o plano vai servir como base para que a prefeitura não realize certas medidas paliativas, no entanto avance na oferta de novos e maiores serviços de saneamento, melhorando a saúde pública, a qualidade de vida da população e a sustentabilidade ambiental.