A Secretaria de Assistência Social de Lagoa Seca está convocando os idosos com idade a partir de 65 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BCP), o chamado “amparo social”. A convocação acontece através de determinação do Governo Federal que passou a exigir que os idosos beneficiários deste programa, sejam inscritos no Cadastro Único (CADÚNICO) até o dia 31 de dezembro de 2017, sob o risco de perderem o benefício.
A equipe do CADÚNICO em Lagoa Seca já vem realizando o trabalho através de visitas domiciliares, mas quem ainda não foi visitado, pode agendar o atendimento com as assistentes sociais do município ou na sede do CRAS. Após realizar o agendamento, o beneficiário deve se dirigir na data marcada e no turno da tarde até a sede do CADÚNICO, localizada ao lado da Secretaria de Assistência Social.
Conforme o coordenador do CADÚNICO, Welbert Barros, os beneficiários do BPC, com idade a partir de 65 anos que ainda não realizaram o procedimento, devem lembrar do risco de perder o benefício. “O Governo Federal fez a determinação e estamos convocando e alertando os beneficiários para que realizem o procedimento e assim tenham a garantia de que irão seguir recebendo o benefício, quem não comparecer até o dia 31 de dezembro, poderá ter o benefício cancelado”, destacou.
Para realizar o procedimento é preciso apresentar todos os documentos pessoais.
BPC ou Benefício de Prestação Continuado é aquele benefício instituído pela LOAS que garante um salário mínimo pra idosos que não tem direito a aposentadoria por falta de contribuição, trabalhador rural que nunca contribuíram e têm mais de 65 anos e, pessoas com deficiência incapacitante moderada ou grave e que a renda per capita familiar seja de até 1/4 do salário mínimo.
Este benefício da Previdência Social dá direito a doze parcelas do salário mínimo, embora não gere direito ao décimo terceiro salário.