O município de Lagoa Seca sediará a 1ª Festa da Colheita das Famílias Guardiãs das Sementes da Paixão da Borborema. O evento acontecerá na próxima semana, nos dias 23 e 24.

A festa tem o intuito de celebrar a boa colheita de 2022, mas também defender as políticas públicas que protegem e valorizam as sementes crioulas, chamadas na Paraíba de sementes da Paixão.

O primeiro dia terá a participação restrita das famílias guardiãs que integram a comissão de sementes do Polo da Borborema composta, principalmente, pelos sócios e sócias dos mais de 60 bancos de sementes comunitários espalhados pelos 13 municípios onde atua o Polo da Borborema. Haverá, ainda, a socialização dos dados do ano passado do monitoramento dos estoques das sementes em todos os bancos comunitários.

O segundo dia, a partir das 8h, está destinado para o público em geral. Na Praça João Jerônimo da Costa (Praça da Matriz) vai ser montada uma feira com 13 barracas para venda, troca ou doação de sementes da Paixão, além dos produtos da agricultura familiar.

A prefeita Dalva Lucena e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Nelson Anacleto, confirmaram presença.

Além de colocar a cidade como anfitriã para receber toda estrutura da feira, a prefeitura vai dispor de transporte a algumas áreas da zona rural (especialmente para região do roçado), trio de forró para animar o público, bem como garantir toda infraestrutura e limpeza da praça.

A estimativa é que alunos da rede municipal de ensino de Lagoa Seca também visitem as barracas, na finalidade de aprender e vivenciar experiências no setor agrícola.

A 1ª Festa da Colheita das Famílias Guardiãs das Sementes da Paixão da Borborema tem o apoio da prefeitura de Lagoa Seca e das organizações de cooperação internacional que são parceiras da AS-PTA e do Polo: CCFD, ActionAid, Fundação Laudes e Misereor.

Assessoria de Comunicação/PMLS com AS-PTA