Os mesários convocados a trabalhar na eleição do Conselho Tutelar de Lagoa Seca, que acontece em 1º de outubro em todo país, foram treinados na manhã desta terça-feira. A formação aconteceu em dois lugares diferentes e foi acompanhada por membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Na pauta do treinamento, os mesários passaram por etapas como manusear a urna eletrônica (novidade neste pleito), orientar ao eleitor caso haja dúvidas, além de gerar o boletim de urna pra captação de voto. Esse primeiro encontro se deu no Salão Paroquial, em Lagoa Seca, já em Campina Grande, técnicos das urnas aprenderam como inserir os dados dos candidatos na urna, bem como lidar com a parte técnica desse equipamento.

Novidades na eleição

Pela primeira vez, a votação será numa urna eletrônica, sob liberação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O eleitor deverá indicar o respectivo número do candidato escolhido. Dessa forma, assegurando a lisura do processo.
Além disso, em 2023, a população lagoassequense deverá votar em apenas um candidato para o cargo de conselheiro tutelar. A mudança está no projeto de lei n° 007/2023, do Poder Executivo.
A alteração atende a uma resolução de dezembro do ano passado lançada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CONANDA, orientando seleção unificada, em todo país, no pleito para cargos do Conselho Tutelar.

DECOM/PMLS