A nova turma de estudantes do curso de Educação para o Envelhecimento Humano da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), em Lagoa Seca, foi acolhida em um momento especial e emocionante durante a aula inaugural na manhã desta quinta-feira (29).

O encontro reuniu a prefeita Dalva Lucena e a secretária de Assistência Social, Michelle Ribeiro, que entregaram kits estudantis compostos pela farda, bolsa, garrafa térmica e outros objetos para as atividades do curso – com aulas que serão realizadas em dois dias da semana no período dois anos.

A iniciativa é uma parceria renovada entre a prefeitura e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Toda rotina de aprendizado acontece a partir de hoje no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), na Escola Assis Chateubriand, campus 2, instalado na comunidade Vila Florestal, zona rural do município.

A gestão se comprometeu a apoiar de maneira efusiva a jornada dos estudantes que podem voltar à sala de aula, aprendendo novos saberes e conhecendo melhor os direitos oferecidos à pessoa idosa. Além de toda logística, a prefeitura disponibiliza transporte, alimentação e material didático voltado ao aprendizado do aluno.

A prefeita Dalva Lucena chamou de dias melhores o trabalho desenvolvido por sua administração e das políticas públicas feitas em prol do idoso. “Quando vejo essa turma, que não é velha, mas experiente, percebo que nosso governo oferece dias melhores ao idoso. Seguimos a cartilha de políticas públicas essenciais ao bem-estar, trazendo qualidade de vida a esse público”.

A aula inaugural foi conduzida pelo professor e coordenador da UAMA, Manoel Freire, que explicou como será a rotina no decorrer da formação e agradeceu a aliança feita novamente entre as instituições. Neste ano, a Universidade Aberta à Maturidade completa quinze anos de existência.

“Envelhecer é belo, porque ele quer dizer amor. Oferecer um novo valor para a vida é algo que devemos sempre pensar e vivenciar cada experiência que temos. Nós precisamos entender essas questões porque cada processo de envelhecimento nos apresenta um sentido para a nossa vida. Se nós estamos envelhecendo, é porque estamos aprendendo muita coisa”, disse o professor.

Uma das novas estudantes da UAMA é a aposentada Maria do Socorro Araújo. Ela falou da possibilidade em deslumbrar novos conhecimentos e da satisfação em retornar ao local no qual estudou por muito tempo. “Eu acredito que vou ter grandes conhecimentos, coisas que talvez eu com os meus 70 anos eu não tenha vivido. Aqui foi onde comecei meu ensino fundamental, médio, e hoje está de volta é muita alegria”, afirmou.

Em mais de três décadas de docência, o professor do curso de Física da UEPB, Jorge Marcos Ribeiro Silva, intitulou de ‘louvável’ a ação da prefeitura em se preocupar com o grupo da melhor idade. “A gente está notando o interesse [da prefeitura] pela educação, pelo relacionamento entre os idosos, pois são os idosos que mais precisam diante de sentirem-se sozinhos, mais das vezes”.

DECOM PMLS