A Justiça Eleitoral promove, a partir desta quinta-feira (30) até 12 de novembro, mutirão para cadastrar a biometria de eleitores que emitiram título entre 20 de março de 2020 e 5 de maio de 2023, quando o serviço de coleta estava suspenso durante a pandemia do novo coronavírus.
O posto itinerante tem atendimento das 8h às 14h, no auditório da Unidade de Saúde Inácia Leal, localizada na Rua Júlio Maranhão, no Centro, próximo ao Hospital Geral Municipal Ana Maria Coutinho Ramalho.
Para realizar o cadastro biométrico, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado.
Quem não realizar o procedimento poderá enfrentar restrições, como dificuldade para tirar passaporte ou CPF, fazer empréstimos, matricular-se em instituições públicas de ensino, inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse em cargos.
A ação acontece devido à baixa procura dos eleitores pela regularização biométrica, mesmo após convocações anteriores para comparecimento ao cartório eleitoral. O cadastro é essencial para aumentar a segurança e a agilidade no processo eleitoral, evitando fraudes e fortalecendo a democracia.