Dentro da programação alusiva aos 62 anos de emancipação política do município de Lagoa Seca, iniciada neste sábado (3) e que segue até este domingo (4), data oficial do aniversário da cidade, a prefeitura realizou a reinauguração da nova Escola Municipal Maria da Guia Ramos, no bairro Monte Alegre, além da entrega de três novos veículos 0km para a Secretaria de Educação.
Após a assinatura da ordem de serviço para a reforma do Mercado Público do Produtor Rural Walter de Oliveira Sobrinho, a comitiva liderada pela prefeita Michelle Ribeiro seguiu para a solenidade a qual entregou oficialmente a primeira unidade de ensino de 2026 no segundo ano da atual gestão.
O educandário possui capacidade para atender até 210 alunos, do seguimento infantil ao 5º ano do ensino fundamental, contando com seis salas de aula e uma estrutura totalmente moderna.
As melhorias incluem a ampliação da frente da escola – com escadas e rampa de acessibilidade, além da construção da biblioteca e da brinquedoteca. Também foi implantado um refeitório coberto, reforma completa dos banheiros, bem como a implementação de um banheiro exclusivo e da sala dos professores.
O projeto contemplou, ainda, a reforma da secretaria, a instalação de almoxarifado, área de serviço e climatização de todos os ambientes escolares. Outro avanço importante foi o pátio frontal, erguido para oferecer lazer às crianças quando chover ou sol aparecer.
O investimento custou R$ 500 mil, referente a um projeto iniciado ainda na administração da ex-prefeita Dalva Lucena.
Durante a solenidade, a prefeita Michelle Ribeiro se emocionou e destacou a importância do investimento na educação como prioridade da gestão.
“Entregar uma escola totalmente estruturada, climatizada e acessível é reafirmar nosso compromisso com o futuro de Lagoa Seca. Educação é a base, é cuidado com as crianças e com toda a comunidade escolar”, afirmou.
A secretária de Educação também pontuou os avanços encontrados na nova unidade. “Essa escola representa mais qualidade no ensino, mais conforto para alunos e professores e um ambiente adequado para o desenvolvimento das nossas crianças”, disse Idelma Araújo.
Representando a comunidade escolar, a professora Girlene Barros, que também é mãe da aluna Maria Júlia, do 1º ano, fez questão de parabenizar a obra.
“Como professora e mãe, fico emocionada vendo minha filha estudando em um espaço tão bonito e acolhedor. Isso faz toda a diferença no aprendizado e na motivação das crianças”.
Ainda durante a programação, a gestão municipal repassou três novos veículos (dois carros e uma motocicleta) à Secretaria de Educação.
A solenidade contou também com a presença do vice-prefeito Paulinho Patriota, do deputado estadual Fábio Ramalho, de vereadores, membros do governo e da sociedade em geral.
A programação referente aos 62 anos de Lagoa Seca continua à noite, com a missa em Ação de Graças na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Igreja Matriz). Neste domingo (4), o hasteamento das bandeiras abre a agenda e, em seguida, o público conhecerá a nova sede do Departamento de Trânsito, a partir das 8h.



















