A segunda etapa da vacinação contra a gripe começa nesta quinta-feira (16) em Lagoa Seca. Além dos idosos, que podem continuar procurando os postos de saúde, serão imunizados, como prioridade, os seguintes grupos:
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Caminhoneiros
- Motoristas de transporte coletivo
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais
- Pessoas privadas de liberdade
- Profissionais do sistema prisional
- Adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas.
Os locais de vacinação seguem acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde, de 8h as 14h, e na Policlínica Manoel Jácome, de 7h as 11h, com fechamento para almoço, depois reabre no horário de 13h as 16h.
De acordo com a coordenadora de imunização do município, Danielle Medeiros, os professores – que antes estavam incluídos nesta etapa da campanha – serão atendidos a partir da terceira fase da campanha, em maio. A orientação, segundo ela, foi do Ministério da Saúde.
“Como as aulas não estão ocorrendo, devido às medidas de enfrentamento ao coronavírus e para evitar aglomerações, os professores serão atendidos na próxima fase, a partir de 9 de maio.”
Terceira etapa da vacinação
A partir do dia 9 de maio na terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe em Lagoa Seca, os grupos prioritários serão:
- Professores das escolas públicas e privadas
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Povos indígenas
- Adultos de 55 a 59 anos de idade
- Pessoas com deficiência.
Números em Lagoa Seca
Conforme a Secretaria de Saúde, do início da primeira etapa da campanha até a manhã desta quarta-feira (15) foram vacinadas 3.461 pessoas.
- 3.057 idosos
- 404 profissionais de saúde.