A cidade de Lagoa Seca tem recebido, de forma intensiva, as orientações de como se prevenir da Covid-19. Uma força-tarefa vem sendo orquestrada pelo prefeito Fábio Ramalho e desempenhada pelas equipes de saúde, fazendo diariamente um verdadeiro mutirão de combate ao vírus.

Ações preventivas tem ganhado força nas comunidades rurais do município. Nesta terça-feira (28), por exemplo, a comunidade do Alvinho parou para ouvir a mensagem que incentiva ao isolamento social e os cuidados com o coronavírus. Máscaras também foram entregues no local.

Moradora do Alvinho recebe máscara de funcionária da Saúde (Imagem: Divulgação)

Já nesta quarta-feira (29), foi a vez de visitar a Vila Florestal e disseminar o alerta para a doença. Moradores ganharam máscaras e aprenderam como lidar com os eventuais sintomas da doença. A mensagem maior, portanto, foi “Fique em Casa!”.

Secretaria de Saúde entrega máscaras na Vila Florestal. (Imagem: DECOM/PMLS)

(Imagem: DECOM/PMLS)

As máscaras de tecido – também autorizadas pelo Ministério da Saúde para uso – vem sendo compradas pelo prefeito Fábio Ramalho e distribuídas à população. Essa foi uma das formas encontradas pelo gestor em gerar renda para o grande números de artesãs existentes na cidade diante do cenário tenso da economia.

Mais cedo, 4 lavatórios foram instalados no Centro de Lagoa Seca. Cada pia tem água, sabonete líquido e papel toalha, e será reabastecida sempre que o material acabar. Um passo a passo ensinando como lavar as mãos corretamente fica disponível na base do lavatório.

Homem lava as mãos em lavatório instalado pela prefeitura em frente a supermercado no Centro da cidade. (Imagem: DECOM/PMLS)

O prefeito Fábio se diz confortável com o trabalho da Secretaria de Saúde, mas não deixa de pedir que as pessoas respeitem o isolamento social. “Não há vacina nem remédio. O único jeito, por enquanto, é respeitarmos os decretos que pedem o isolamento social como tarefa de combatermos o vírus, só assim, insisto, teremos poucos casos no nosso município e sairemos logo dessa crise.”

Fábio também garantiu que nos próximos dias, além da zona urbana, mais sítios, povoados e comunidades localizadas na zona rural vão receber máscaras e de como agir em meio à pandemia.