A Secretaria de Saúde está realizando durante toda esta segunda-feira (01), uma ação preventiva contra as patologias bucais em idosos do município. O serviço é alusivo à data comemorativa do Dia Internacional do Idoso. Vários profissionais da saúde bucal estão reunidos no Centro de Especialidades Médicas (CEO) para realizar procedimentos odontológicos no público presente.

Os trabalhos oferecidos tem parceria com a Liga Interdisciplinar de Combate ao Câncer Oral (LINCCO), projeto de alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O projeto tem o intuito de prevenir, diagnosticar, tratar e preservar as lesões bucais e do complexo maxilomandibular.

Logo cedo, os idosos puderam se exercitar, com aula de ginástica e ritmos. Ao mesmo tempo, teste de glicemia e aferição de pressão foram oferecidos.

O prefeito Fábio Ramalho esteve presente e parabenizou o momento. Ele disse que a gestão tem buscado empenhar-se para oferecer uma saúde de qualidade aos que fazem parte do grupo da melhor idade.

Com cartazes, os alunos do LINCCO orientaram e mostraram a importância dos cuidados para a prevenção do câncer de boca.

Depois disso, os pacientes foram encaminhados para a busca ativa de lesões na boca. Caso encontrado alguma anomalia, uma equipe montada com os profissionais também realizará a biópsia, que é o procedimento no qual o denstista remove uma amostra de tecido para análise em laboratório.

Ao final de cada exame, um kit com itens para a higienização bucal foi entregue a cada participante.