É provável que você já ouviu falar sobre o “cacimbão” ou conhece alguém que já fez uso do local. O nome popular é dado a uma antiga lavanderia pública municipal em Lagoa Seca, que, após anos de existência, será totalmente reformada pela primeira vez.

A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (7) pela prefeita Dalva Lucena, que acompanhou de perto as precárias instalações.

Um projeto arquitetônico amplo e moderno foi preparado para dar nova cara à lavanderia que até hoje é usada por famílias que vivem na região.

Nos detalhes do projeto, a missão é subsistir as pias por novas cubas, instalar varal de parede e demolir algumas paredes do interior para melhorar a circulação do ar. Além disso, a gestão pretende revitalizar as colunas que dão sustentação ao setor, bem como colocar piso intertravado e novo telhado.

Outra demanda será a implementação de caixa de água – uma vez que as pessoas retiram o líquido usando baldes e outros recipientes. Com água encanada, não será mais necessário puxa-la diretamente da cacimba.

Para que o serviço comece logo, a prefeita Dalva afirmou que a obra começará a partir da próxima semana.

“Nossa administração está muito feliz em proporcionar tamanha obra, feita com recursos próprios. Sempre tive o sonho de fazer essa reforma, e o momento chegou. Alguém pode pensar que muitas pessoas não precisam do “cacimbão”, mas necessitam, sim. Seja para quem lava roupa de casa ou para fora, com a nova lavandeira, todos ganham”, afirmou.

Há mais de três décadas, Janete Carvalho dos Santos conhece a história do ambiente melhor do que ninguém. Ela e a mãe viram quando a lavanderia foi construída e como foi importante em tempos quando não chegava água nas torneiras.

“Fiquei sabendo que vão melhorar isso aqui [lavanderia]. Acho importante fazer essa obra pois estamos precisando. Eu mesmo lavo roupa para ajudar as despesas de casa, como já paguei as escolas dos meus filhos com o dinheiro tirado daqui”, contou.

DECOM/ PMLS