Após vários casos de efeitos adversos graves causados pelo uso de algumas pomadas para modelar, fixar e trançar cabelos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10), a proibição de TODA a linha de produtos utilizados com essa finalidade.
De acordo com a nota, até as investigações serem concluídas e a medida preventiva estive em vigor, nenhum produto deve ser comercializado ou usado por profissionais e consumidores de beleza.
Com os números altos de casos relatados em todo o país, a situação está sendo considerada como uma emergência sanitária. Os casos mais graves apresentam cegueira temporária e sensibilidade nos olhos permanente.
A Anvisa ainda informou que os lotes adquiridos antes da medida ser adotada não poderão serem utilizados. Divulgando uma série de medidas que deve ser utilizada por aqueles que possuem o produto na sua casa ou no seu estabelecimento.
O departamento de vigilância sanitária de Lagoa Seca seguirá fiscalizando e orientando todos os estabelecimentos locais. Quaisquer informações e dúvidas é só entrar em contato com a equipe.
A proibição desses produtos será válida até o fim das pesquisas de investigação dessas irritações oculares.
Leia o informativo na íntegra: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-475-de-9-de-fevereiro-de-2023-463725640