A Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretária Municipal de Assistência Social, deu início na última segunda-feira (17) ao processo de recadastramento dos moradores da zona urbana, que são cadastrados nos programas sociais oferecidos pelo poder público, mas a baixa procura tem preocupado a gestão municipal. O atendimento está seguindo um cronograma e, é realizado em ordem alfabética no Salão Anexo da Câmara Municipal das 7h30 às 17h30.
Conforme os dados do Departamento de Cadastro Único e Programa Bolsa Família, devem realizar a atualização dos dados 2600 famílias, mas acordo com as informações do setor, até esta quinta-feira (20) final do prazo para os que têm nome iniciado com a letra A, 73 famílias deixaram de realizar o procedimento. Nesta sexta-feira (21), começou o atendimento as pessoas com nome iniciados nas letras B, C e D.
A secretária de assistência social de Lagoa Seca, Cristiane Cavalcanti, falou sobre a preocupação da gestão com as pessoas que não estão realizando o procedimento. “É preciso que as pessoas entendam que o recadastramento é uma exigência do Governo Federal e que quem não realizar poderá perder o benefício. Aqueles que não recebem nenhum benefício, mas estão inscritos no Cadastro Único, poderão ser excluídos do banco de dados, se prejudicando no futuro, por isso temos nos preocupado com a baixa procura, sabemos que muitas pessoas podem se prejudicar por não terem realizado um simples procedimento”, declarou a chefe da pasta.
De acordo com o coordenador do Cadastro Único e Bolsa Família em Lagoa Seca, Welbert Barros, destacou as penalidades para quem não fizer o procedimento. “É importante destacar que quem tem inscrição no Cadastro Único precisa fazer a atualização dos dados, mesmo que ainda não sejam beneficiários ou recebam ajuda de programas sócias. O simples fato de estar inscrito já faz com que ele tenha que atualizar os dados. Quem não comparecer poderá ter o benefício bloqueado ou o nome retirado do banco de dados”, destacou.
Para maiores informações sobre o recadastramento, basta procurar a sede do Bolsa Família no município ou o agente de saúde de cada região, eles são parceiros e possuem as informações necessárias para esclarecer as dúvidas pertinentes ao recadastramento.
Devem realizar o recadastramento TODAS as famílias inscritas no cadastro único, mesmo que ainda não sejam beneficiárias ou participem de algum dos programas sociais.
Os que estão sendo beneficiados ou não pelos programas: Bolsa Família, PETI, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Minha Casa Minha Vida, Programa de Cisternas, Tarifa Social de Energia, Tarifa Social de Água, Benefício de Prestação Continuada (Auxílio Doença), Bolsas Estudantis Federais, entre outros, devem realizar a atualização cadastral conforme cronograma de atendimento.
O responsável familiar deve apresentar os seguintes documentos originais de toda composição familiar: Carteira de identidade; Carteira profissional de trabalho (para maiores de 18 anos); CPF; Título de eleitor; Certidão de casamento; Certidão de nascimento; Declaração escolar (para estudantes menores de 18 anos); Comprovante de residência atualizado; Comprovante de renda (caso tenha carteira de trabalho assinada, servidor público deve apresentar contracheque, declaração de renda ou contrato).
Confira o calendário de realização do recadastramento dos moradores da zona urbana:
Dias 21, 24 e 25 de julho – Cadastrados e beneficiários com o primeiro nome iniciado com as letras B, C e D
Dias 26 e 27 de julho – Cadastrados e beneficiários com o primeiro nome iniciado com a letra E
Dias 28 e 29 de julho e 01 de agosto – Cadastrados e beneficiários com o primeiro nome iniciado com as letras F e G
Dia 02 de agosto – Cadastrados e beneficiários com o primeiro nome iniciado com as letras H e I
Dias 03, 04, 08 e 09 de agosto – Cadastrados e beneficiários com o primeiro nome iniciado com a letra J
Dias 10 e 11 de agosto – Cadastrados e beneficiários com o primeiro nome iniciado com as letras K e L
Dias 16, 17, 18, 21, 22, 23 de agosto – Cadastrados e beneficiários com o primeiro nome iniciado com a letra M
Dia 24 de agosto – Cadastrados e beneficiários com o primeiro nome iniciado com as letras N, O e P
Dias 25 e 28 de agosto – Cadastrados e beneficiários com o primeiro nome iniciado com as letras Q e R
Dia 29 de agosto – Cadastrados e beneficiários com o primeiro nome iniciado com a letra S
Dias 30 e 31 de agosto – Cadastrados e beneficiários com o primeiro nome iniciado com as letras T, U, V, W, X, Y, Z
Dia 1, 4, 5 e 6 de setembro – Retardatários