A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental e da Vigilância Epidemiológica, realizou neste sábado (16) o Dia D de Combate à Dengue no município. A ação ocorreu no Mercado Público do Produtor Rural de Lagoa Seca e contou com distribuição de peixes e panfletagem para a população presente.

Nos últimos meses, a equipe vem trabalhando a campanha nacional para conscientizar as pessoas sobre os cuidados, métodos e prevenção que devem ser adotados para evitar a doença. O tema tem sido difundido através de atividades educativas, trabalhos e visitas nas comunidades e em algumas escolas da rede municipal de ensino. 

De acordo com Tiago Araújo, coordenador da Vigilância Ambiental, durante todo o ano a equipe promove ações de combate, porém, neste período os serviços precisaram ser intensificados. “Devido ao aumento da dengue em todo país, nós estamos realizando essas ações de controle para evitar a procriação do Aedes Aegypti que, além da dengue, transmite zika, chikungunya e febre amarela. Promovemos o Dia D na feira do agricultor, mas seguimos com atividades em todo município. Dessa forma e fazendo a orientação correta, conseguimos evitar maiores danos causados pela doença”, comentou. 

Para Érika Nathália, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, é de suma importância promover a campanha em Lagoa Seca. “Precisamos orientar os moradores sobre as medidas preventivas e de eliminação de criadouros do mosquito. A Vigilância Epidemiológica vem acompanhando o aumento e evolução dos casos de arboviroses e frente a todas as ações alusivas ao Dia D no país. Junto com a Vigilância Ambiental, estamos executando diariamente esses trabalhos de sensibilização para o combate ao Aedes Aegypti”, disse. 

Na manhã de hoje, foram distribuídos aproximadamente 50 peixes para 31 reservatórios existentes em residências da zona urbana e rural da cidade. Eles servem para evitar e reduzir o acúmulo de larvas que podem gerar a proliferação do mosquito transmissor. 

O setor informou que há peixes disponíveis diariamente para a população e os interessados podem procurar a sede da Vigilância, localizada na Rua André Certo Costa, n° 20 – Morro, no horário das 8h às 13h, para receber e armazenar no seu reservatório. 

Pular para o conteúdo