Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda (17) a campanha de imunização contra Influenza A. As vacinas serão aplicadas nos PSF’s e Centro de Saúde Manoel Jácome de Moura até o dia 26 de maio. Um calendário de aplicação foi estabelecido.

As vacinas estarão disponíveis para grupos prioritários, sendo compostos por gestantes, profissionais da saúde, professores, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), idosos com idade a partir de 60 anos, puérperas (45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, cardiopatas, etc.).

Conforme a coordenadora de imunização do município, Danielle Silva de Farias Medeiros, as doses serão aplicadas nos PSF’s e no Centro de Saúde Manoel Jácome conforme seus horários de funcionamento. “Até o dia 26 de maio os locais da vacinação estarão funcionando nos horários normais, apenas no Dia D o funcionamento será diferenciado”, explicou.

O Dia D da campanha ocorrerá dia 13 de maio, quando os esforços serão concentrados e o atendimento ao público ampliado, com o objetivo de atender ao máximo de pessoas que têm o direito a vacina.

Conforme o calendário de vacinação da campanha, entre os dias 17 de abril e 20 de abril serão vacinadas as gestantes e os profissionais da saúde. A partir do dia 24 de abril serão aplicadas as vacinas nos demais grupos.

Para tomar a vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação, os professores precisam apresentam o contracheque e os portadores de doenças crônicas devem apresentar requisição médica.

A vacina é feita em dose única, apenas crianças que tomarão pela primeira vez, precisarão tomar uma segunda dose, com um intervalo de 30 dias.