O conselheiro tutelar Dannyllo Demétrio Cabral se licenciou do cargo para assumir a coordenação do Departamento de Esportes vinculado à Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Lagoa Seca. No lugar dele, o suplente e estudante de Direito, Renan Ferreira, é quem ocupará a vaga.

As restrições impostas pela pandemia, entre elas a não realização de atividades esportivas, e a pensada escolha do governo em eleger um nome ideal para dirigir o departamento fizeram com que o setor ficasse sem chefia desde janeiro – quando o prefeito Fábio Ramalho assumiu a prefeitura pela segunda vez. No primeiro mandato do gestor, o coordenador foi o atual vereador Júlio César Barbosa Andrade (Juninho do Carecão).

Aos 34 anos e quase uma década atuando em defesa dos direitos da criança e do adolescente, Dannylo diz acreditar que sua nomeação ao novo trabalho se deve à boa relação que ele mantém até hoje com os desportistas da cidade. “Quando o prefeito me procurou no fim do ano passado para integrar seu governo e mergulhar nessa nova missão, ele [Fábio] depositou em mim uma credibilidade, pois conhece minha boa relação e interação com os desportistas, uma afinidade que cultivo até hoje”. E completou “Estou pronto e muito feliz com o convite”.

Dannyllo passará a dar expediente na Secretaria de Cultura, onde terá uma sala e muito trabalho pela frente. Segundo ele, reunir-se com as variadas categorias esportivas da região, traçar metas e executa-las dentro do possível há de ser sua prioridade inicial.

O coordenador também destacou que pretende recorrer à “sensibilidade do prefeito Fábio e do secretário Beto”, para que a prefeitura invista e construa novas praças poliesportivas com academias populares. Em sua avaliação, obras como estas geram “lazer e qualidade de vida aos lagoassequenses.”

Outro ideal almejado pelo conselheiro tutelar agora licenciado é pôr em prática políticas públicas das quais fomentem a inclusão dos jovens no esporte, seja qual for – público que Dannyllo sempre trabalhou por intermédio do Conselho Tutelar.

No Conselho Tutelar, eu orientava o jovem, por vezes em vulnerabilidade social, a procurar os serviços da prefeitura ligados ao esporte, visando que ele se ocupasse em algo e não adentrasse o mundo das drogas, como a gente sabe que é bem mais fácil. Agora, serei eu esse próprio serviço, estando perto dos grupos sociais, despertando sonhos e gente talentosa”, almeja.

Paixão e carreira vinculada desde cedo ao esporte em Lagoa Seca

Ainda criança, Dannyllo Cabral acompanhava o pai e o via jogar nas competições da época existentes em Lagoa Seca. Nascia aí uma de suas paixões: o futebol.

Torcedor fiel do Leão do Morro, o time lhe fez goleiro e proporcionou grandes vitórias inesquecíveis, como a de 2012, quando venceu o São Paulo por 2 a 0. Mas o atleta foi além e marcou presença no Santa Cruz do Quicé, Fluminense do Oiti e Juventude do Campo do Bahia, por exemplo, isso sem contar as agremiações, a exemplo do Sol Nascente, União, além do Racha da Amizade.

Mas não só foi o futebol que já lhe rendeu boas histórias, modalidades como jiu-jitsu e handebol compõem sua lista de habilidades no universo esportivo.

Indagado sobre como vê suas qualidades, Dannyllo se conceitua como um “cara tranquilo” e que não otimiza os problemas, mas sim, trata de soluciona-los – características que o fazem apto a erguer projetos diante de sua nova jornada.