A força-tarefa com profissionais preparados tecnicamente e escalados pela Secretaria de Saúde do município fez com que aproximadamente 600 pessoas procurassem os pontos de vacinação, neste sábado (6), para mais um Dia D de imunização contra a Influenza (vírus da gripe) e Covid-19.

Para atender toda sociedade, a Prefeitura de Lagoa Seca disponibilizou quatro locais de aplicação de doses; regiões onde há maior fluxo de pessoas tanto na zona urbana quanto rural da cidade. Segundo o boletim divulgado pela equipe de imunização após o término da campanha, que durou até as 12h de hoje, a maior procura foi pela vacina contra gripe, com 354 doses, seguida da Covid-19, com 225 doses.

A Policlínica Manoel Jácome e as unidades de saúde das comunidades Campinote, Chã do Marinho e Floriano abriram suas portas para receber o público.

Quem se vacinou?

As vacinas contra Covid-19 estiveram disponíveis para crianças a partir de seis meses de idade. A Pfizer Bivalente segue apenas para população acima de 18 anos de idades e pessoas imunocomprometidas, com deficiência permanente e comorbidades acima de 12 anos.

Já para a Influenza: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A campanha nacional segue apenas, por enquanto, para indivíduos que façam parte desse grupo prioritário.

A secretária de Saúde, Cristiane Cavalcanti, que acompanhou de perto o andamento da campanha, afirmou que sempre haverá interesse por parte da gestão em garantir saúde e políticas públicas que gerem bem-estar ao lagoassequense. “Nosso trabalho é proporcionar que a vacina, salvadora de vidas, chegue ao braço de cada criança, adulto ou idoso; isso é política pública, isso é dar condições adequadas para que todos estejam protegidos das doenças.”

Por sua vez, a coordenadora de imunização, Irilene Barbosa, lembrou que a campanha seguirá acontecendo em Lagoa Seca. “Estamos com números baixos, em diversos seguimentos de público-alvo. A gente se preocupa e pede que o cidadão procure sua unidade de saúde para atualizar o cartão de vacinação”, alertou.

Confira os locais de vacinação deste sábado e a quantidade de vacinados

• Policlínica Manoel Jácome: Covid: 74, Influenza: 84;

• Campinote: Covid: 54, Influenza: 88

• Chã do Marinho: Covid: 75, Influenza:100

• Floriano: Covid: 22, Influenza: 82

Pular para o conteúdo