A Secretaria de Educação abre oficialmente, nesta quinta-feira (23), o ano letivo da rede municipal de ensino com o tradicional encontro pedagógico para todo corpo de profissionais da área. A abertura do encontro acontece ao longo do dia no auditório do Centro Marista de Eventos.

O destaque da abertura do encontro municipal de educação foi o reajuste salarial do magistério anunciado pela prefeita Dalva Lucena em seu discurso. Segundo ela, o aumento será de 15% no salários dos professores – uma contrapartida a mais do que foi colocado pelo Ministério da Educação, quando a pasta falou do reajuste em 14,95% em janeiro deste ano.

A novidade agradou a classe de profissionais, que nos bastidores comemoram a medida e reconhecem a ação da prefeitura como valorização à categoria.

Para a gestora, o novo aumento revela o interesse por parte da sua administração em propor condições adequadas de reconhecimento por quem faz a educação na cidade. “Esse arredondamento [na porcentagem] pode parecer pouco para alguns, no entanto receber um pouquinho a mais no fim do mês nunca é ruim, não é verdade? E pensar que a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) foi na contramão do reajuste salarial […] De todo modo, estamos fazendo nossa parte e sempre pensando naqueles que levam educação para o futuro: as crianças”, comentou Dalva.

Nesta edição, o sétimo encontro municipal de educação traz o tema “Aprender a Preservar”, uma abordagem voltada para cuidar da natureza, pensando em atitudes sustentáveis de preservação.

Para o secretário municipal de Educação, a pandemia trouxe a alunos e professores muitos desafios, especialmente no fator ensino-aprendizagem, entretanto não barrou a gestão municipal de trabalhar com as ferramentas disponíveis.

Ainda vivemos e viveremos sob alguns reflexos da pandemia, que afetou a todos. Aos pouquinhos estamos superando isso e tentando correr atrás dos prejuízos. Acredito que esse encontro seja mais uma oportunidade de darmos as mãos e seguirmos em frente, pois os desafios são muitos”, disse otimista Iran Barbosa.

Professor da disciplina Biologia e palestrante do encontro, Damião Queiroz explica a temática de sua apresentação, que discute os desafios da relação entre o ser humano e o meio ambiente.

O que é o ambiente? Como esse aluno pode entender esse conceito, e como ele pode aplicar isso no seu dia a dia? São pontos os quais vamos debater […] Vamos trazer hoje algumas práticas de sucesso que têm sido realizadas no município, ligadas à questão do preservar o meio ambiente”, contou Queiroz, mestre em Ciências Agrárias e Doutor em Melhoramento Genético, que ainda afirmou falar da ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) – programa estabelecido pela ONU direcionado aos países, e como tal finalidade pode ser melhor implantada na cidade.

A programação contou com a participação de alunos da Escola Frei Manfredo, responsáveis pela apresentação com base na música “Asa Branca”, de Luís Gonzaga.

No dispositivo de honra preparado para autoridades fizeram parte: a prefeita Dalva Lucena, o secretário municipal de Educação, Iran Stênio, os vereadores Fabiano Ramalho e Iácome Jácome, além do presidente do Conselho Municipal de Educação, Wagner Borges, e o palestrante Damião Queiroz.

O encontro municipal de educação acontece ainda nos dias 24 e 27 de fevereiro, sexta e segunda-feira, respectivamente, dessa vez com encontros pedagógicos menores organizados por cada coordenação ligada à Secretaria de Educação. Esses momentos acontecerão nas Escolas Frei Manfredo, Irmão Damião e José Marques, com horários já definidos e repassados aos grupos.

Confira mais registros da abertura do encontro: