Incentivar e valorizar alunos e professores do sistema municipal de ensino, por meio de atividades culturais, proporcionando a compreensão dessas práticas, de forma pedagógica e interdisciplinar. Essa é a finalidade maior do termo de parceria assinado entre Lagoa Seca e o Instituto Alpargatas – braço social da empresa.

O prefeito Fábio Ramalho, o secretário de Educação Iran Stênio Barbosa, e o diretor executivo da Alpagartas, Berivaldo Araújo, comprometeram-se a executar na cidade o programa, que está em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – um plano de ação global estabelecido por lideranças globais, no ano de 2015, na ONU (Organização das Nações Unidas), para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecendo educação de qualidade além de proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

Com a assinatura do termo de parceria, novos projetos e ações pedagógicas serão desenvolvidas de forma conjunta em toda rede municipal de ensino ao longo deste ano. Em virtude da situação de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19 – que provocou a suspensão das atividades escolares presenciais nas instituições de ensino –, as atividades dos programas serão adaptadas para serem realizadas remotamente.

Agora, tanto Lagoa Seca quanto o Instituto Alpagartas têm pela frente a missão de reconhecer e premiar as melhores práticas educacionais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nas categorias Aluno e Educador nota 10; Empreender ações de profissionalização de jovens, com foco em empreendedorismo e geração de emprego e renda, gerando inclusão e diversidade ampla; e engajar professores, gestores, estudantes de escolas públicas e seus familiares na construção de projetos pedagógicos que adotem como tema central a “Agenda de 2030” de desenvolvimento sustentável.

Ao lado de secretário de Educação (Iran Barbosa, à eq.), diretor-executivo da Alpagartas, Berivaldo Araújo, assina termo de parceria; Imagem: Reprodução