A Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, formalizou uma parceria com a Vila Sítio São João em Campina Grande e irá promover uma tarde de confraternização com os artesões da cidade em alusão ao Dia do Artesão.
O evento será realizado na tarde do próximo sábado dia 18 de março.
O 1º Forro do Artesão terá música, apresentações folclóricas e um café típico junino, já para animar os artesãos de Lagoa Seca para a programação do São João 2023.
A parceria com Vila Sítio São João conta também com o apoio do SEBRAE, que tem organizado e executado ações de valorização do artesanato no Memorial do Homem Nordestino.
Para garantir o acesso de todas e todas, a prefeita Dalva Lucena também garantiu a infraestrutura de transporte, disponibilizando ônibus para os artesãos. A saída está programada para as 14h, na Praça da Matriz.
“Será um momento de muita alegria, já que será nosso primeiro contato com todo o grupo de artesãos após o retorno as atividades na secretaria. A prefeita Dalva não está medindo esforços para que tudo seja organizado e oferecido da melhor forma possível” comentou o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Márcio Rangel.

DIA DO ARTESÃO

19 de Março, data escolhida por ser dia de São José, santo reconhecido como padroeiro dos artesãos, o artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades.
O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região. Os índios são os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitos com penas e plumas de aves.
A cidade de Lagoa Seca é referência nacional na produção de artesanato, com peças expostas em feiras nacionais e internacionais e realiza no segundo semestre do ano a Festa do Artesanato, que em 2023 chega a sua 5ª edição.