Em reunião do Selo Unicef realizada nesta terça-feira (16), Lagoa Seca, em conjunto com outros 105 municípios da Paraíba, foi premiada com o “Articulador nota 10”, por ter 100% das metas estabelecidas pelo Selo, cumpridas entregues até o dia 31 de março. Dentre os objetivos firmados estão a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O Selo, principal ação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, avalia municípios que fortaleceram políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram mais atenção a ações integradas de saúde, educação, proteção e assistência social das gestões municipais e estaduais para se alcançar resultados.

Participaram do momento representantes das Secretarias de Assistência Social e Educação do município, a coordenadora do Selo na cidade, Juliana Oliveira, e Cristiane Lima.

O Selo Unicef foi criado no Ceará, em 1999. Nos anos seguintes, foi expandido para o Semiárido e, em 2009, passou a integrar também a Amazônia Legal brasileira. Cada ciclo dura quatro anos, coincidindo com a gestão das prefeituras.

No processo de certificação, o Fundo lança diretrizes e propõe ações concretas, além de acompanhar o município e apoiar na qualificação das políticas públicas.